Homeopatia no Brasil completa 185 anos e Niterói reforça legado
- Mehane Albuquerque
- há 14 minutos
- 3 min de leitura
Nesta sexta-feira (21/11) foi celebrado o Dia Nacional da Homeopatia, método terapêutico que trata o ser humano de maneira global e que não foca na doença em si, mas na forma como o paciente reage ao meio em que vive. A data celebra os 185 anos da chegada ao Brasil, no dia 21 de novembro de 1840, do homeopata francês Benoit Jules Mure, que foi fundamental para difundir o tratamento holístico no país.

Em Niterói, a população conta com o tratamento, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O designer Marcelo de Jesus, que faz o tratamento na Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella, há dois anos, fala sobre a experiência.
"A minha experiência com a homeopatia foi extremamente benéfica. A primeira consulta foi um pouco difícil, pois a médica explicou que, no início do tratamento, muitos pacientes sentem uma piora dos sintomas. Ela me orientou que esse processo faz parte do conceito da homeopatia: colocar para fora aquilo que está no organismo”, explicou o designer.
Marcelo de Jesus reforça que a mudança foi muito significativa.
“Sofria com crises constantes de rinite e alergias. Qualquer mudança de tempo já me deixava com o nariz entupido, sempre dependente de lenços de papel. Com a homeopatia, essa realidade mudou quase completamente. Hoje posso dizer que minha melhora foi praticamente total”, revelou aliviado.
A homeopata da rede municipal Vivian Vilela explica que a homeopatia é uma especialidade que tem uma visão integral do paciente e busca, com o tratamento, equilibrar o organismo como um todo para melhorar a saúde. “Sua presença no SUS amplia as opções terapêuticas disponíveis ao usuário, oferecendo tratamento personalizado para patologias agudas e crônicas”, afirmou Vivian Vilela.
Laços históricos com Niterói
Em Niterói, a história da homeopatia começou em 1861, 21 anos depois da chegada de Benoit Jules Mure. Diante da epidemia de gripe espanhola que assolava o país naquela época, o Dr. Guilherme Taylor March, que já havia estudado e se especializado, recorreu à homeopatia no tratamento de pacientes no bairro do Barreto e obteve sucesso.
"Niterói possui uma tradição reconhecida na área da homeopatia. A Policlínica do Fonseca, que leva o nome do doutor Guilherme Taylor March, primeiro homeopata da cidade, é um símbolo desse legado. Valorizar essa história e fortalecer a prática da medicina homeopática em nossa rede é, portanto, uma forma de honrar nossas raízes e reafirmar o compromisso da saúde municipal com a diversidade de saberes e cuidados”, explicou a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.
Conceição Stern, coordenadora do Departamento de Homeopatia da Vice-Presidência de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF), explica que a homeopatia integra a rede de saúde de Niterói desde 1984.
“Ao longo dos anos, tivemos a consolidação da especialidade na cidade. A adesão dos usuários sempre foi significativa, refletindo a confiança e o reconhecimento da população nesse modelo de cuidado. Inserida nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. Desde 1984, os pacientes passaram a contar com a oferta gratuita de medicamentos. Em 2006, o serviço foi incorporado à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), ampliando sua legitimidade no Sistema Único de Saúde", disse Conceição Stern. “Ao longo dos anos, a homeopatia desempenhou papel importante em situações de emergência sanitária, como nas epidemias de dengue e, mais recentemente, durante a pandemia de Covid-19”, completou.
Atualmente, o atendimento está distribuído em sete unidades da rede municipal. Nas policlínicas do Fonseca, Barreto, Piratininga, Itaipu e Carlos Antônio da Silva, além das Unidades Básicas do Centro e do Largo da Batalha.
“O acesso ao serviço ocorre por meio de referência e agendamento, garantindo organização e continuidade no cuidado. Dessa forma, Niterói reafirma sua tradição e compromisso com a oferta de práticas integrativas, fortalecendo a diversidade de abordagens na saúde pública municipal”, acrescentou Conceição Stern.
II Encontro de Homeopatia
Como forma de celebrar e também informar mais sobre o tema, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói promove, no próximo dia 4 de dezembro, a segunda edição do Encontro de Homeopatia: O SUS de Niterói. O evento contará com especialistas da área e acontecerá entre 9h e 13h, no auditório da Prefeitura de Niterói.
Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói






