top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Homeopatia no Brasil completa 185 anos e Niterói reforça legado

Nesta sexta-feira (21/11) foi celebrado o Dia Nacional da Homeopatia, método terapêutico que trata o ser humano de maneira global e que não foca na doença em si, mas na forma como o paciente reage ao meio em que vive. A data celebra os 185 anos da chegada ao Brasil, no dia 21 de novembro de 1840, do homeopata francês Benoit Jules Mure, que foi fundamental para difundir o tratamento holístico no país.


Pixabay
Pixabay

Em Niterói, a população conta com o tratamento, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O designer Marcelo de Jesus, que faz o tratamento na Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella, há dois anos, fala sobre a experiência.


"A minha experiência com a homeopatia foi extremamente benéfica. A primeira consulta foi um pouco difícil, pois a médica explicou que, no início do tratamento, muitos pacientes sentem uma piora dos sintomas. Ela me orientou que esse processo faz parte do conceito da homeopatia: colocar para fora aquilo que está no organismo”, explicou o designer.


Marcelo de Jesus reforça que a mudança foi muito significativa.


“Sofria com crises constantes de rinite e alergias. Qualquer mudança de tempo já me deixava com o nariz entupido, sempre dependente de lenços de papel. Com a homeopatia, essa realidade mudou quase completamente. Hoje posso dizer que minha melhora foi praticamente total”, revelou aliviado.


A homeopata da rede municipal Vivian Vilela explica que a homeopatia é uma especialidade que tem uma visão integral do paciente e busca, com o tratamento, equilibrar o organismo como um todo para melhorar a saúde. “Sua presença no SUS amplia as opções terapêuticas disponíveis ao usuário, oferecendo tratamento personalizado para patologias agudas e crônicas”, afirmou Vivian Vilela.


Laços históricos com Niterói


Em Niterói, a história da homeopatia começou em 1861, 21 anos depois da chegada de Benoit Jules Mure. Diante da epidemia de gripe espanhola que assolava o país naquela época, o Dr. Guilherme Taylor March, que já havia estudado e se especializado, recorreu à homeopatia no tratamento de pacientes no bairro do Barreto e obteve sucesso.


"Niterói possui uma tradição reconhecida na área da homeopatia. A Policlínica do Fonseca, que leva o nome do doutor Guilherme Taylor March, primeiro homeopata da cidade, é um símbolo desse legado. Valorizar essa história e fortalecer a prática da medicina homeopática em nossa rede é, portanto, uma forma de honrar nossas raízes e reafirmar o compromisso da saúde municipal com a diversidade de saberes e cuidados”, explicou a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.


Conceição Stern, coordenadora do Departamento de Homeopatia da Vice-Presidência de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF), explica que a homeopatia integra a rede de saúde de Niterói desde 1984.


“Ao longo dos anos, tivemos a consolidação da especialidade na cidade. A adesão dos usuários sempre foi significativa, refletindo a confiança e o reconhecimento da população nesse modelo de cuidado. Inserida nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. Desde 1984, os pacientes passaram a contar com a oferta gratuita de medicamentos. Em 2006, o serviço foi incorporado à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), ampliando sua legitimidade no Sistema Único de Saúde", disse Conceição Stern. “Ao longo dos anos, a homeopatia desempenhou papel importante em situações de emergência sanitária, como nas epidemias de dengue e, mais recentemente, durante a pandemia de Covid-19”, completou.


Atualmente, o atendimento está distribuído em sete unidades da rede municipal. Nas policlínicas do Fonseca, Barreto, Piratininga, Itaipu e Carlos Antônio da Silva, além das Unidades Básicas do Centro e do Largo da Batalha.


“O acesso ao serviço ocorre por meio de referência e agendamento, garantindo organização e continuidade no cuidado. Dessa forma, Niterói reafirma sua tradição e compromisso com a oferta de práticas integrativas, fortalecendo a diversidade de abordagens na saúde pública municipal”, acrescentou Conceição Stern.


II Encontro de Homeopatia


Como forma de celebrar e também informar mais sobre o tema, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói promove, no próximo dia 4 de dezembro, a segunda edição do Encontro de Homeopatia: O SUS de Niterói. O evento contará com especialistas da área e acontecerá entre 9h e 13h, no auditório da Prefeitura de Niterói.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

 
 
 
cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page