top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Ainda Estou Aqui e os cartórios



Gilson Carlos Sant’Anna

O roteiro do filme vencedor do Oscar de 2025 é inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2015, filho de Rubens Beyrodt Paiva, deputado federal pelo PTB entre 1963 e 1964, cassado durante a ditadura, exilado e, após retornar ao Brasil, preso e morto, em janeiro de 1971.


O filme descortina os bastidores dessa família, em um drama histórico que desvenda a ditadura militar sob a ótica da tortura e assassinato dos “inimigos do Estado” e um elenco inteiro com interpretações dignas de aplausos.


O cartório do registro civil das pessoas naturais aparece em uma das cenas mais importantes desse filme, quando Eunice Paiva recebe a certidão de óbito de seu marido, mais de vinte anos após o seu desaparecimento. No entanto, na certidão não consta a causa da morte, mas somente uma observação do seu desaparecimento desde meados de 1971.


Com a publicação em 13 de dezembro de 2024 da Resolução 601/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esses assentos serão retificados e deverão incluir a informação de que a causa da morte foi “não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro no contexto da perseguição sistemática à população identificada como dissidente política do regime ditatorial instaurado em 1964.”


Sendo assim, registros que historicamente omitiram a responsabilidade do Estado nas mortes, como no caso de Rubens Paiva, passarão a reconhecer as violações de direitos humanos e promover a verdade histórica. Os cartórios realizarão essas alterações independentemente de requerimento e gratuitamente, facilitando o processo para as famílias afetadas.


Em conclusão, tanto o filme quanto os cartórios estão trabalhando em prol do valor da memória coletiva e da importância do direito à verdade.


Gilson Carlos Sant’Anna é psicólogo, doutor em Direito e tabelião do Segundo Ofício de Justiça de Nova Iguaçu.

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page