top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

AMB agora diz que 'kit Covid' com cloroquina deve ser banido


ree
(Reprodução)

Depois de defender desde julho do ano passado a autonomia dos médicos para prescrever remédios como hidroxicloroquina e ivermectina para tratar pacientes de Covid-19, a Associação Médica Brasileira (AMB) anunciou sua mudança de posicionamento. A associação, que já foi citada pelo presidente Jair Bolsonaro para defender o uso de cloroquina, agora afirma que os medicamentos não devem ser usados e recomenda que sejam banidos do tratamento da doença.

Em 21 de julho de 2020, interpretada como uma resposta a um pronunciamento da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), que afirmou não concordar com o uso da hidroxicloroquina, a AMB divulgou uma nota defendendo a autonomia médica para prescrever os remédios - sem eficácia comprovada contra a doença. A posição da SBI teve como base os resultados de dois estudos realizados fora do Brasil. Em um deles, feito em 40 estados americanos e três províncias do Canadá, constatou-se que o uso da cloroquina nos estágios iniciais da doença não teve resultado algum. Depois desses e de outros estudos realizados em outros países como China e Reino Unido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também condenou o tratamento de pacientes infectados com Covid-19 com esses medicamentos.

Agora a AMB informa que criou um comitê que revisou estudos sobre a eficácia da hidroxicloroquina e de outros remédios do "kit Covid" no tratamento da Covid-19 e concluiu que, segundo os estudos, os remédios não funcionavam.

De acordo com a AMB, citado pelo G1, os remédios "banidos" são: hidroxicloroquina, cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, que, segundo agora a associação médica, não devem ser usados em nenhuma fase da doença - nem na prevenção, nem na fase inicial, nem na fase avançada.

Em entrevista à GloboNews, o presidente da AMB, Cesar Fernandes, afirmou que a nova decisão não é motivada por ideologia política. Segundo ele, há um ano, era possível usar a hidroxicloroquina e outros remédios do "kit Covid" para tratar a doença porque os médicos não sabiam se eles funcionavam ou não.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page