Aniversário de Itaboraí movimenta economia da cidade


Foto: Divulgação

Prestes a completar 189 anos de emancipação político-administrativa, no próximo dia 22 de maio, Itaboraí vive um mês de grandes realizações que impulsionam a economia local, beneficiam comércios e reaquecem a rede hoteleira do município. Restaurantes localizados no entorno da Praça Marechal Floriano Peixoto registraram aumento no faturamento em dias de eventos, segundo os donos dos estabelecimentos. Após oito anos sem comemorações de grande porte, incluindo o período de pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Itaboraí preparou uma programação que vai desde o dia 1º até o final de maio.


Localizada no 'coração' do centro histórico de Itaboraí, a Praça Marechal Floriano Peixoto, já foi palco de vários eventos festivos neste mês de maio, como o Domingo na Praça - Edição Dia do Trabalhador, 19º Encontro de Carros Antigos e o Pedal. Eventos esses que movimentaram os estabelecimentos do entorno. Proprietário de um quiosque na praça desde 2004, Rafael Gomes, mais conhecido como Chacal, alçou voos mais longos e abriu o Restaurante Toca do Chacal, também na praça, em agosto de 2021, ainda na pandemia. Para o empresário, foram tempos bem difíceis, mas que agora estão voltando a entrar no eixo.


"Os eventos na praça contribuem bastante para esse aumento nas vendas, especialmente no restaurante, porque oferecemos almoço todos os dias, de segunda a segunda, com preço popular. Os eventos do mês de maio foram ótimos. O faturamento aumentou em 80% no restaurante e 50% no quiosque, e estamos na expectativa do último final de semana, com o encontro de Motoclub", falou Chacal, que gera diretamente 25 empregos no município, além de contratar colaboradores extras nas datas festivas.


Segundo a proprietária do restaurante e pizzaria Chopp Grill, Elaine Rodriguez, a crescente demanda tem feito que a empresária precise contratar mão-de-obra extra para atender os clientes.


"Os eventos na praça são de suma importância para o comércio e vida social das pessoas. E tem contribuído bastante com a nossa economia, inclusive nessas épocas, onde conseguimos contratar mais funcionários extras", disse Elaine, ressaltando que o restaurante funciona há 20 anos na localidade.


O secretário municipal de Turismo e Eventos, José Carlos Cobra, ressaltou a movimentação dos festejos do mês de maio, aniversário da cidade, que teve início no dia 1º e será finalizado no dia 29, com evento de Motoclub, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.


"Com os shows, esperamos movimentar a cidade, não só trazendo alegria para a população, que teve sua última grande comemoração de aniversário em 2014, mas beneficiando a economia local. Assim, preenchendo as vagas de ocupação de hotéis e pousadas, os pequenos empreendedores do município, os comércios e outros", disse o gestor da pasta.


No setor hoteleiro, as chamas foram reacendidas e, para os próximos eventos, sendo os shows em comemoração ao aniversário da cidade, entre os dias 19 e 22 de maio (quinta-feira a domingo), com atrações gigantes da música nacional, como Barões da Pisadinha, Matheus e Kauan, Ferrugem, Bruna Karla, Mariana Valadão e muito mais, o segmento tem a expectativa de atingir a totalidade da taxa de ocupação nos hotéis e pousadas.


O município conta, atualmente, com 11 estabelecimentos, entre hotéis e pousadas cadastrados na Secretaria Municipal de Turismo e Eventos. Próximo ao local dos shows, o Hotel Samba, em Santo Expedito, estima a possibilidade de atingir 100% da taxa de ocupação até domingo (22/05), em razão da alta procura pelos dias do evento, segundo o gerente do empreendimento, Antonio Torralba.


"O mês de maio estava muito fraco, mas com a chegada desse evento no meio do mês, o índice previsto de ocupação aumentou. Temos hóspedes coorporativos que decidiram ficar mais dias por conta dos shows. Essa festividade é uma virada de chave para a cidade, um início de um novo ciclo. Esperamos que isso faça parte do calendário do município, para que possamos nos programar ainda melhor para os próximos anos", comentou o gerente.


Os depósitos de bebidas do município também estão sentindo os impactos positivos dos eventos da cidade. No Centro, o proprietário do Depósito Pai e Filho, Romário Nunes, comentou sobre a expectativa com os shows de aniversário do município, neste final de semana, de quinta-feira a domingo (19 a 22/05).


"Eventos como esses contribuem para o aumento nas vendas, ainda mais depois de um longo período de pandemia. Para este fim de semana já temos bastante encomendas para os comerciantes e ambulantes que irão trabalhar na festa, e esse número pode aumentar ainda mais, conforme sejam as vendas deles nas festividades", disse Romário.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg