top of page
banner niteroi reveillon 780x90px.jpg

Anvisa autoriza o cultivo de cannabis medicinal no Brasil


(Reprodução/TV Brasil)
(Reprodução/TV Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (28), por unanimidade, uma resolução que amplia o uso de terapias à base de cannabis no Brasil. Com a norma, fica autorizada a venda do canabidiol em farmácias de manipulação e também o cultivo da planta no país - por empresas, universidades e associações de pacientes (pessoas jurídicas) - voltada para a produção de medicamentos e outros produtos aprovados.


A resolução não libera o plantio da cannabis medicinal para a população em geral, e também não trata do uso recreativo.


Até então, mesmo com a autorização para manipulação e comercialização, o cultivo da cannabis no país era proibido para a indústria, o que obrigava as empresas a importar a planta ou seus extratos para a fabricação de medicamentos.


A partir desta nova resolução do órgão fica permitida a comercialização de medicamentos usados via bucal, sublingual e dermatológica.


Também ficou decidido na reunião da Anvisa um limite de até 0,3% de THC (Tetrahidrocanabinol), composto da planta, tanto para materiais importados como para adquiridos. O THC é usado para tratamento de pessoas que vivem com diversas doenças debilitantes e crônicas.


No Brasil, há atualmente 873 mil pessoas em tratamento com remédios à base de cannabis, um número recorde para o país.


As mudanças nas regras do uso da cannabis no país atendem a pedido do Superior Tribuna Federal (STF) que, no fim do ano passado, determinou que a Anvisa regulamentasse o uso da planta desde que com fins medicinais e para o avanço da pesquisa científica no país.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner niteroi reveillon 300x250px.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page