Aprendiz Musical divulga selecionados para nova Orquestra Jovem de Niterói


O Programa Aprendiz Musical divulgou, nesta sexta-feira (6/8), o resultado do edital para a formação da nova Orquestra Jovem de Niterói. Foram cerca de 200 inscritos com idades entre 15 e 23 anos, e 51 selecionados, sendo 22 com bolsa auxílio no valor de R$ 600 mensais. As inscrições foram realizadas no período de 1 a 20 de julho de 2021.

Foto: Divulgação

O Programa Aprendiz Musical é mantido pela Prefeitura de Niterói por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e da Secretaria Municipal de Educação. Os encontros presenciais para os ensaios acontecem às terças e quartas-feiras, das 18h às 21 horas, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, seguindo todos os protocolos sanitários.


A prática de repertório do conjunto orquestral será sob a condução de profissionais especializados e prevê a participação de alunos e conjuntos em eventos como festivais, encontros, recitais e concertos. Além de fazer música, o objetivo principal da Orquestra é capacitar os jovens para o ingresso e a formação em cursos de música, em outras orquestras e instituições de ensino superior, incentivando a inserção no mercado de trabalho.


"Niterói é um município referência em Cultura e o Projeto Aprendiz Musical, considerado um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, é realizado na cidade de Niterói desde 2001. O lançamento da 'Orquestra Jovem de Niterói' é mais uma oportunidade para os jovens e adolescentes que buscam seguir o caminho da música na cidade", destaca o presidente da Fundação de Arte de Niterói, Marcos Sabino.


Sobre a Orquestra Jovem de Niterói


A Orquestra Jovem de Niterói é fruto do Aprendiz Musical, Programa da Prefeitura Municipal de Niterói que, há 20 anos, promove educação musical nas escolas da rede municipal da cidade e busca estimular o aprimoramento das habilidades técnicas e artísticas de seus integrantes.


A participação no conjunto visa, ainda, fomentar a leitura e a compreensão das formas e estruturas musicais (solfejo, leitura rítmica e análise harmônica) que podem contar com suporte em aulas de teoria e percepção musical, bem como a performance, incluindo aspectos relacionados à estética, a estilos e à história da música.


O Aprendiz Musical


Considerado um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, o Aprendiz Musical é realizado em Niterói desde 2001 e leva para as escolas municipais aulas gratuitas de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão. Desde 2011, sua gestão é feita pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB).


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif