Australianos vão às ruas em Sydney pela Palestina
- Mehane Albuquerque
- 4 de ago.
- 1 min de leitura
Uma manifestação pró-Palestina organizada pelo Palestine Action Group, mobilizou mais de 300 mil pessoas em Sydney, capital da Austrália, neste domingo (3/8). Os manifestantes caminharam pela Harbour Bridge, ponte que é cartão-postal da cidade, para protestar contra o genocídio de palestinos promovido por Israel em Gaza. O evento, considerado um dos maiores protestos já realizados em Sydney, contou com a presença do ex-ministro das Relações Exteriores australiano Bob Carr e do fundador do WikiLeaks, Julian Assange. As informações são da Agência France Press (AFP).

A marcha teve início após concentração no Lang Park, no centro da cidade, e fechou a ponte para o tráfego às 11h30 (horário local). Os australianos percorreram os 1,2 quilômetros sob chuva, empunhando bandeiras palestinas e cartazes exigindo “sanções severas contra Israel”, além do cessar-fogo imediato.
A senadora de esquerda Mehreen Faruqi discursou no ato e declarou que a mobilização “está fazendo história”. Ela pediu o fim das ofensivas israelenses que já mataram mais de 60 mil palestinos, de acordo com dados do Ministério da Saúde de Gaza reconhecidos pela ONU.
A manifestação foi noticiada com destaque na mídia hegemônica global e ocorre após França e Inglaterra se declararem a favor da criação do Estado Palestino.
*Com informações da AFP
Comments