top of page

Bacalhau é patrimônio cultural e imaterial de Niterói


Foto: Divulgação

Prato típico em diversos restaurantes de Niterói, o bacalhau foi declarado patrimônio cultural e imaterial da cidade, em decisão publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (14/10). O projeto de lei é de autoria do vereador Fabiano Gonçalves (Cidadania) e foi sancionado pelo prefeito Axel Grael (PDT).


Ainda existe muita gente que desconhece a origem do bacalhau e, por conta disso, acredita que se trata de um peixe. No entanto 'bacalhau' é o nome do processo no qual peixes específicos são submetidos a um processo de salga e secura. Esses peixes específicos somente podem ser das espécies Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac.


Em seu projeto de lei, o autor da proposta, vereador Fabiano Gonçalves, afirma que o bacalhau é um dos insumos utilizados para os petiscos e pratos mais charmosos do município.


"O produto é adotado como referência para diversos empreendimentos gastronômicos em Niterói, além de representar muito bem a gastronomia portuguesa e sua enorme comunidade enraizada na cidade desde sua fundação", afirma Fabiano.


De acordo com o projeto do vereador Fabiano Gonçalves, a Semana do Bacalhau será celebrada de 15 a 22 de novembro de cada ano, mesmo período de comemoração do aniversário do município.


"Além da questão cultural, podemos adentrar na questão econômica e turística, pois atrairá milhares de pessoas para conhecer os pratos e restaurantes mais famosos de Niterói", declara o vereador.


A lei também prevê que a prefeitura ainda poderá promover concursos para a escolha do “prato da cidade”, bem como realizar feiras gastronômicas para exacltar o prato.

Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page