“Bebê Kramer Quinteto” se apresenta no Teatro Oscar Niemeyer

Nesta quinta-feira, 4 de agosto, acontece no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, a 5ª edição do “Instrumental no Popular”, que reúne importantes nomes da cena da música instrumental independente. Dessa vez, explora os elementos da música gaúcha com o projeto ‘Bebê Kramer Quarteto’, que nasceu com a ida de Kramer para o Rio de Janeiro, momento no qual conheceu o violonista Sergio Valdeos e o bandolinista Luis Barcelos.

Divulgação

Já parceiro de Guto Wirtti (baixo acústico) há alguns anos, Kramer resolveu juntar esses músicos para um projeto de música instrumental, que traz elementos da música do Sul, do choro e da música latino-americana.


O resultado desse trabalho está registrado no álbum intitulado ‘Bebê Kramer Quarteto’, lançado em 2017, e que foi agraciado com a indicação ao Prêmio da Música Brasileira no ano de 2018, na categoria instrumental, concorrendo com Hamilton de Holanda e Hermeto Pascoal.


Com a ida de Sergio Valdeos para a Suíça, entra em cena o também parceiro de Bebê de longa data, o guitarrista Paulinho Fagundes. E com essa nova formação, o Quarteto tem se apresentado em diversos palcos do Brasil, sendo reconhecido como uma nova tendência da música Instrumental Brasileira.


Formado por músicos gaúchos radicados no Rio de Janeiro que fizeram a fusão da música gaúcha com a que se faz no Sudeste e também com a música nordestina – muito presente no Rio e em São Paulo. Uma canção com sotaque gaúcho, mas com a intenção de ser universal. Em seu repertório, além de composições próprias, homenageia compositores gaúchos e reverência a outros compositores.


Entre as apresentações de ‘Bebê Kramer Quinteto’, podem ser destacadas: Lençóis Jazz e Blues Festival no Teatro Arthur Azevedo – São Luís/MA em março/2022 e Festival FIBRA, fev/2022 no Teatro Prudential (RJ). Já, entre as de ‘Bebê Kramer Quarteto’, estão: Fartura Brasil outubro/2021 online; Série BH Instrumental novembro/2020 on line; Lençóis Jazz e Blues Festival, 17/08/2019, em São Luís/ MA; Theatro Pedro II, Ribeirão Preto/ SP em fevereiro/2019; Workshop com Bebê Kramer Quarteto no Salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí - Conservatório de Música Popular de Itajaí/SC em 08/10/2018, Teatro Álvaro de Carvalho out/2018 Florianópolis/ SC; Programa Cena Musical – TV Brasil junho/2017; Quartas Instrumentais – Espaço Cultural BNDES – RJ em abril/2017 e Sesc Pompéia em julho/2017.


Em 2021, junta-se ao grupo o percussionista baiano Marco Lobo, que traz uma bagagem já de outro lado do país, com sua experiência com grandes artistas pelo mundo, integrando o quinteto com Bebê Kramer (Acordeon), Luis Barcelos (Bandolim), Guto Wirtti (baixo acústico) e Pedro Franco (Violão).


Sobre Bebê Kramer


“Na grande safra de músicos que desembarcou no Rio de Janeiro, principalmente na Lapa, em busca de viver a efervescência que o renovado bairro boêmio abrigou a partir da virada dos anos 1990 para os 2000, surgiu, vindo do Sul do país, um acordeonista ímpar. Alessandro “Bebê” Kramer, ou simplesmente Bebê Kramer, trouxe na bagagem, além do instrumento mais popular por aquelas bandas, uma bagagem musical de fronteira, de diálogo intercultural, e os ritmos regionais. E mais, uma rara capacidade de absorver conhecimentos, de reconhecer beleza no novo. E isso o acompanhou em suas andanças ao lado de músicos como Yamandu Costa, Hermeto Pascoal, Carlos Malta, Toninho Horta, Hamilton de Holanda e outros.” (Por João Pimentel)


Sobre o Instrumental no Popular


Desde o dia 07 de abril deste ano, acontece na cidade de Niterói, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, o “Instrumental no Popular”, que reúne importantes nomes da cena da música instrumental independente.


O projeto tem idealização da Agência Emma e tem como maior objetivo fomentar esse segmento musical, ainda muito pouco difundido nos espaços culturais como um todo. O “Instrumental no Popular” pretende se consagrar no calendário cultural da cidade de Niterói, como um evento que celebra a música instrumental e contemporânea em seus diferentes estilos.


Além disso, também busca a formação de novas plateias, com ações sociais que vão caminhar concomitantemente com cada apresentação no teatro, por meio de ensaios abertos, oficinas musicais e ingressos gratuitos para alunos da rede pública de ensino e também de projetos sociais da cidade.


Serviço


Instrumental no Popular, com Bebê Kramer Quinteto

Data: 4 de agosto

Horário de início do evento: 19h

Classificação indicativa: Livre

Duração: 1h 30min

Ingresso: R$ 10 - Venda pela Sympla

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói (atrás do Terminal)


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

300X350px_Negra.gif
1/3