top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Biblioteca escolar é reinaugurada no Fonseca

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação, reinaugurou a biblioteca escolar da Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca. O espaço, que agora leva o nome da escritora Conceição Evaristo, foi totalmente reformado e conta com novo mobiliário, ambiente climatizado e um acervo ampliado para acolher os mais de 600 estudantes da unidade, incentivando o hábito da leitura desde os primeiros anos.

Foto: Guto Rodriguez / Divulgação
Foto: Guto Rodriguez / Divulgação

A reinauguração integra o conjunto de investimentos da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação de Niterói voltados à promoção da leitura e ao fortalecimento da alfabetização. Somente nesta unidade, foram incorporados cerca de 300 novos títulos literários, somando-se ao acervo já existente. A biblioteca também ganhou mesas, cadeiras, estantes, expositores, puffs, tatames e almofadas, tornando-se um ambiente confortável e inspirador, pensado para leituras individuais, rodas de leitura e atividades pedagógicas diversas.


O secretário municipal de Educação, Bira Marques, participou da cerimônia e destacou a importância de espaços como esse para o desenvolvimento integral dos estudantes:


“É com muita alegria que entregamos mais uma biblioteca escolar à comunidade, agora no Fonseca. A leitura é essencial para o desenvolvimento das crianças, não apenas no campo da aprendizagem, mas também na formação de cidadãos críticos e conscientes. Como alguém que viveu a escola pública, sei o quanto esses espaços podem transformar vidas. Vivemos um tempo cada vez mais digital, mas o livro continua sendo um instrumento poderoso para ampliar horizontes e despertar a imaginação”, afirmou Bira Marques.


A escolha do nome Conceição Evaristo para batizar a nova biblioteca é um tributo à autora e militante do movimento negro, uma das vozes mais relevantes da literatura brasileira contemporânea. Sua obra aborda temas como identidade, racismo, feminismo e as vivências da mulher negra periférica.

Foto: Guto Rodriguez / Divulgação
Foto: Guto Rodriguez / Divulgação

Investimento contínuo em leitura


Desde 2023, a Rede Municipal de Educação de Niterói já recebeu mais de 25 mil livros, além de mobiliário e equipamentos para as bibliotecas escolares. No ano passado, foram inauguradas novas bibliotecas em três unidades: Escola Municipal Altivo Cesar (Barreto), Vila Costa Monteiro (Ititioca) e Sítio do Ipê (Maria Paula).


A Rede também conta com Salas de Leitura nas escolas e UMEIs, além das Bibliotecas Populares nos bairros do Fonseca, Icaraí, Centro, Jurujuba, Barreto e Ilha da Conceição — consolidando uma política pública de valorização da leitura e do livro como ferramenta de transformação social.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentarios


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page