top of page

Biblioteca Nacional lança edital para bolsas de iniciação científica

Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas do Programa de Apoio à Pesquisa - Iniciação Científica (PAP-IC), edição 2023, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). A seleção é destinada a alunos brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência e visto permanentes no Brasil, regularmente matriculados em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC. Os candidatos concorrerão a bolsas com vigência de até 12 meses e valor total de R$ 6 mil.

Dviulgação

Os bolsistas selecionados trabalharão presencialmente em projetos de pesquisa desenvolvidos na FBN, sob supervisão de pesquisadores da instituição.


O edital busca estudantes com perfil para atividades científicas nos campos de História e Biblioteconomia/ Ciência da Informação, para colaborarem em dois projetos: “Periódicos e literatura: publicações efêmeras e memória permanente”; e “Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, 20 anos: um balanço”.


O primeiro projeto visa investigar a presença da literatura em publicações seriadas - jornais, revistas e panfletos -, trabalhando na perspectiva de considerá-la como um conceito complexo, em constante interação com outras linguagem e campos sociais. Privilegia a pesquisa em fontes primárias, em especial aquelas do acervo da Biblioteca Nacional brasileira. Projeta-se que o exercício produza a construção de um espaço transdisciplinar de pesquisa em Letras, em diálogo intenso com as áreas de Biblioteconomia, História e Sociologia.


Já o projeto “Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, 20 anos: um balanço” consistirá na organização da produção gerada a partir do fomento outorgado. O bolsista deverá verificar possíveis desdobramentos que tenham relação com o projeto patrocinado, mesmo depois de findo o financiamento. Reunidos esses dados, o bolsista procederá a uma análise bibliométrica dos trabalhos originados a partir do PNAP, especificando onde foram publicados, o tipo de impacto que a pesquisa provocou em sua área, etc.


“A iniciação científica (IC) é considerada o primeiro passo na vida do pesquisador, é uma oportunidade para se conhecer o processo de pesquisa, aproximar da terminologia e da metodologia científica. O nosso diferencial é proporcionar bolsa para discentes de graduação realizarem IC dentro de uma das maiores bibliotecas do mundo, extrapolando os contornos da universidade, contribuindo para a produção e a disseminação do conhecimento e a preservação da memória da cultura brasileira, que é a missão da Fundação Biblioteca Nacional”, afirma Coordenadora Geral Centro de Pesquisa e Editoração da FBN, Naira Silveira.


As inscrições vão até 1º de novembro. Acesse o edital completo.

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page