top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Boletim Fiocruz mostra pandemia novamente fora de controle


ree

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou boletim nesta sexta-feira alertando que cinco estados chegaram ao limite máximo de ocupação de mais de 90% de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo para Covid-19. São eles: Amazonas (94,6%), Rondônia (97,1%), Ceará (92,2%), Paraná (91,9%) e Santa Catarina (93,4%).

O alarmante número de mortes e internações, demonstrando que a pandemia se encontra novamente fora de controle, atinge também 17 capitais brasileiras com ocupação de UTIs acima de 80%. Destas cidades, sete têm ocupação acima de 90%: Porto Velho (100%), Manaus (94,6%), Teresina (93%), Fortaleza (94,4%), Curitiba (90%), Florianópolis (96,2%) e Goiânia (94,4%).

De acordo com a Fiocruz, o monitoramento mostra também que todos os estados do Brasil apresentam o nível muito alto de incidência e mortalidade por Covid-19.

Nesta quinta-feira (25), o país registrou o maior número de mortes desde o início da pandemia causadas pela Covid-19 em 24 horas: foram 1.582 óbitos. A média móvel de mortes também atingiu nível recorde nos últimos sete dias: 1.150 pessoas mortas diariamente pela Covid-19.

"A gravidade deste cenário não pode ser naturalizada e nem tratada como um novo normal. Mais do que nunca urge combinar medidas amplas e envolvendo todos os setores da sociedade e integradas nos diferentes níveis de governo", diz o boletim da Fiocruz.

A divulgação do boletim ocorre um dia depois de o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ter afirmado que uma das estratégias para lidar com a "nova etapa" da pandemia será transferir pacientes entre estados com leitos de UTI lotados.

Lockdown no Paraná, Santa Catarina e DF e endurecimento em SP

Já nesta sexta-feira, os governos do Paraná, de Santa Catarina e do Distrito Federal decretaram lockdown para tentar conter o avanço da pandemia.

No Paraná, serviços e atividades não essenciais serão suspensos a partir deste sábado até o dia 8 de março e será proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas das 20h às 5h. As aulas também serão suspensas.

Em Santa Catarina, o lockdown ocorrerá até 7 de março, com suspensão dos serviços não essenciais.

No Distrito Federal o lockdown será total e começa a valer a partir deste domingo. Pelo decreto, eventos de qualquer natureza, que exijam licença do poder público, estão proibidos. Também ficam suspensas as atividades coletivas de cinema e teatro; atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, tanto da rede pública quanto privada; funcionamento academias de esporte de todas as modalidades; funcionamento de museus, zoológico, parques ecológicos, recreativos e urbanos; boates e casas noturnas; atendimento ao público em shoppings centers (com exceção de delivery e laboratórios), feiras populares e clubes recreativos; estabelecimentos comerciais, de qualquer natureza, inclusive bares e restaurantes; salões de beleza, barbearias e centros estéticos; quiosques, foodtrucks e trailers de venda de refeições; oficinas mecânicas; comércio ambulante em geral; e construção civil. Apenas serviços essenciais, como supermercados e farmácias, poderão funcionar.

Com novo crescimento na ocupação de leitos de UTI do estado, o governo de São Paulo também voltou a endurecer medidas contra o coronavírus na capital e em outras cinco regiões. A capital paulista voltará à fase laranja - fase intermediária -, em que restaurantes só poderão funcionar até as 20h, assim como academias, salões de beleza e barbearias. Bares só poderão funcionar no sistema de delivery. O horário de funcionamento de comércios e estabelecimentos foi reduzido de 12 para oito horas diárias.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page