Brasil e África do Sul fazem parceria para fortalecer pequenos negócios
- Mehane Albuquerque
- 23 de jul.
- 1 min de leitura
Foi realizado um encontro bilateral entre representantes empresariais do Brasil e da África do Sul no âmbito da 1ª Reunião Ministerial Global sobre Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), sob a liderança da presidência sul-africana no G20. A comitiva brasileira discutiu a ampliação de uma colaboração estratégica no setor de empreendedorismo, conforme informa o Ministério do Empreendedorismo.

O debate incluiu uma proposta de cooperação técnica em políticas públicas voltadas para MPMEs, com foco em seis eixos principais: digitalização, financiamento, inovação, internacionalização, acesso a mercados e inclusão nas cadeias de valor.
O secretário-executivo do órgão brasileiro, Tadeu Alencar, destacou a importância da parceria para impulsionar o comércio entre os dois países.
"Estabelecemos um roteiro de cooperação e parcerias importantes para aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e África do Sul, com foco na inserção das micro e pequenas empresas no comércio internacional e no desenvolvimento com inclusão", afirmou.
Segundo a pasta, os pequenos negócios representam uma parcela significativa da atividade econômica e da geração de empregos em ambos os países. No Brasil, respondem por 30% do PIB e 65% dos postos de trabalho; já na África do Sul, os índices são de 40% e entre 60% e 70%, respectivamente.
O acordo será discutido e desenvolvido ao longo dos próximos meses, com previsão de conclusão até o fim do ano. A proposta deverá ser apresentada durante a Cúpula do G20, que ocorrerá na África do Sul, entre os dias 22 e 23 de novembro.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments