top of page
banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 780x90px 3 7 25.jpg

Brasil eleva comércio com China e reduz com os EUA, diz agência da ONU


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Em um levantamento da Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento publicado nessa quinta-feira (21), o órgão apontou que o Brasil reduziu seu comércio com os Estados Unidos e aumentou suas negociações com a China.


O relatório avalia que a possível causa de tal mudança é a transformação no padrão de exportação e importação, diante do impacto geopolítico causado principalmente pelo conflito na Ucrânia e o fortalecimento da relação entre os países emergentes.


O levantamento afirma que o fluxo comercial de Brasília com Pequim aumentou em 3%, enquanto uma retração de 1,1% com os EUA foi notada.


Segundo a agência da ONU, os dados "indicam que os padrões de comércio bilateral têm favorecido o comércio entre países com posições geopolíticas semelhantes", escreve o jornalista Jamil Chade do UOL.


"As questões geoeconômicas continuam a desempenhar um papel significativo na formação das principais tendências do comércio bilateral […]. Esses fatores não apenas afetam o comércio entre as principais economias globais, mas também influenciam indiretamente sua dinâmica comercial com outros parceiros comerciais", analisou o órgão no relatório.


De fato, o governo brasileiro indica que o fluxo com os chineses bateu novo recorde, somando US$ 157,4 bilhões (R$ 771, 8 bilhões). Trata-se de um aumento de 4,9% em comparação ao ano de 2022.


De acordo com a mídia, o caso mais explícito de mudança de fluxo de comércio é o da Rússia, alvo de pesadas sanções por parte do Ocidente. Como resultado, houve uma queda de 5,3% do fluxo de Moscou com o mercado europeu, porém, um salto de 7,1% em relação ao comércio com a China.


Além da mudança do padrão russo, o levantamento também indicou que a interdependência entre China e EUA foi reduzida em 2023.


Fonte: Agência Sputnik

コメント


banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 300x250px 3 7 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page