top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Câmara aprova convocar Guedes sobre offshore milionária


ree
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Por 310 votos a favor e 142 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) a convocação do super-ministro da Economia, Paulo Guedes, para comparecer no plenário e prestar esclarecimentos sobre a offshore de cerca de R$ 51 milhões mantida nas Ilhas Virgens Britânicas, paraíso fiscal usado comumente para lavar dinheiro e sonegar impostos. A sessão ainda não tem data marcada, mas poderá ocorrer na próxima semana.

A revelação sobre a offshore do super-ministro, cuja pasta engloba também os antigos ministérios da Fazenda e do Planejamento e do Comércio Exterior, foi feita pelo projeto Pandora Papers, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), cujos parceiros no Brasil são a revista Piauí e o site Poder360. O vazamento também apontou uma offshore no exterior em nome do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

O presidente Jair Bolsonaro até agora não se pronunciou sobre as revelações envolvendo a cúpula econômica do governo.

Duas comissões da Câmara já haviam aprovado a convocação de Guedes: do Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Fiscalização Financeira e Controle. O Senado também aprovou na terça-feira um convite para Guedes e Campos Neto prestarem esclarecimentos.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também protocolou uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja solicitado que a Procuradoria-Geral da República (PGR) peça "a abertura de investigação preliminar, consequente instauração de inquérito e eventual posterior denúncia com vistas à persecução criminal" contra Guedes e Campos Neto.

Oposição: 'corrupção' e 'fome'

"O Brasil tem um ministro da Economia que lucra com a alta do dólar e tem milhões num paraíso fiscal para não pagar impostos. Essa é a dimensão do absurdo. Paulo Guedes está fazendo fortuna com a desgraça do povo brasileiro. O nome disso é corrupção", tuitou o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ).

O parlamentar ainda acrescentou, pouco depois: "A fortuna de Paulo Guedes está crescendo em cima da pobreza dos brasileiros. Qualquer declaração do ministro da Economia pode provocar o aumento do dólar e o encarecimento da comida. Para Guedes isso é lucro, para o povo é fome."

O líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), chegou a anunciar o resultado da votação na Câmara.

"URGENTE! GUEDES VAI TER QUE SE EXPLICAR! Acaba de ser aprovado nosso requerimento de convocação de Paulo Guedes sobre a sua offshore em paraíso fiscal. Enquanto o dinheiro do ministro rende em dólar, o povo passa fome diante da inflação e do desemprego", tuitou.

Molon afirmou que “o Parlamento brasileiro tem o direito e o dever de cobrar explicações do ministro da Economia”. “Nós queremos saber por que ele mantém os recursos pessoais em moeda estrangeira, em dólar, enquanto a economia do País afunda”, disse.


 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page