Câmara de Maricá proíbe cobrança por sacolas plásticas


Foto: Divulgação

Os vereadores de Maricá aprovaram, na segunda-feira (4/10), em primeiro turno, um projeto de lei de autoria do vereador e presidente da casa legislativa Aldair de Linda (PT), que prevê a proibição da cobrança de sacolas plásticas em mercados e comércios da cidade. Uma lei semelhante já está em vigor em São Gonçalo.


O projeto prevê a proibição da cobrança de sacolas descartáveis biodegradáveis, de papel ou de qualquer outro material que não polua o meio ambiente para embalagem e transporte de produtos adquiridos em estabelecimentos comerciais. De acordo com o texto, o não cumprimento da proposta pode gerar notificação e multa para os comércios e mercados.


"Antigamente não havia a cobrança de sacolas em mercados e comércios, mas depois da lei das sacolas plásticas, passaram a cobrar entre R$ 0,08 e R$ 0,10 por cada unidade e eu acho essa prática inaceitável. Estamos em um período complicado na economia e para muita gente, esses centavos fazem muita diferença. A ideia é que as sacolas continuem sendo fornecidas, mas de forma gratuita para a população”, disse o vereador.


O projeto de lei ainda passará por uma segunda votação na Câmara. Caso seja aprovado, será encaminhado para análise do prefeito Fabiano Horta (PT), que pode vetar ou sancionar a proposta.

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif