Canto do Rio comemora 110 anos com baile e feijoada
O Clube Canto do Rio comemora 110 anos com uma feijoada animada pela Banda Alto Astral, nesta quarta-feira, dia 15/11, a partir das 12h30; e com um baile de aniversário no sábado (18/11), a partir das 20h, ao som da Orquestra Tupy. O 'Cantusca', como é afetuosamente chamado, foi fundado em 14 de novembro de 1913 e é referência do futebol na cidade. A festa prossegue no domingo, dia 19 de novembro, com o jogo de futebol dos veteranos e o Pagode no Quiosque do Canto, a partir das 13h.

O clube foi criado por iniciativa de quatro garotos com idades entre dez e onze anos. Era destinado, inicialmente, ao futebol infantil, mas acabou se tornando uma agremiação de futebol amador adulto e, mais tarde, ingressou na categoria profissional. A primeira 'sede' ficava no recanto da Praia de Icaraí, na área conhecida como 'canto do rio'. O campo era no areal. No início dos anos 1930, instalou-se no local que pertencia ao Automóvel Clube de Niterói.
O Canto do Rio tem como seus principais títulos o do Torneio Início do Campeonato Carioca de 1953 e o Torneio Início do Campeonato Fluminense de 1918 e 1926. Tornou-se o primeiro clube do antigo estado do Rio de Janeiro a se profissionalizar, em 1941.
Logo passou a ser o time mais popular de Niterói, onde disputava o campeonato municipal. Nos tempos áureos do futebol niteroiense, o clube realizava o chamado Clássico da Zona Sul com o Fluminense A.C., com quem formava, nas décadas de 1920 a 1950, o 'Grupo dos Seis', junto com os extintos Ypiranga F.C., Niteroiense F.C., Byron F.C. eBarreto F.C. (estes últimos realizavam o Clássico da Zona Norte).

O Canto do Rio conseguiu se manter disputando o Campeonato Carioca até 1964, mas abandonou o profissionalismo até a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara. Na década de 1980, o clube voltou a ser profissional, alternando participações em divisões inferiores.
O clube de Niterói revelou nomes de destaque no esporte, como o 'Canhotinha de Ouro' Gerson; Vini Junior, do Real Madri e Marcelo, do Fluminense, atual campeão da Libertadores.
Em 2007, o clube voltou a disputar a Terceira Divisão Estadual, assim como em 2008. Em 2021, o Cantusca anunciou a volta ao futebol profissional, disputando a Série C do Campeonato Carioca de 2021, uma espécie de quinta divisão, mas não permaneceu nos anos seguintes. A atual direção tem planos de voltar ao profissionalismo em 2024, com a transformação do departamento de futebol em Sociedade Anônima.
Divulgação
Serviço
110 Anos do Canto do Rio
Feijoada - Show com a Banda Alto Astral
Dia:15/11, quarta-feira
Horário: a partir das 12h30
Baile de Aniversário com a Orquestra Tupy
Dia: 18/11, sábado
Horário: a partir das 20h
Pagode no Quiosque do Canto
Dia 19/11, domingo
Horário: a partir das 13h
Local: Clube Canto do Rio
Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 701, Centro, Niterói
Ingressos: na bilheteria do clube
Informações: 2717-5023
Comentarios