top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

China aprova sua 1ª patente de vacina contra a Covid


A patente foi concedida à empresa biofarmacêutica chinesa CanSino Biologics (Reprodução)

As autoridades da China aprovaram sua primeira patente para a candidata a vacina contra Covid-19. Batizada de Ad5-nCoV, a patente foi concedida à empresa biofarmacêutica chinesa CanSino Biologics, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (17) pela imprensa do país asiático.

A vacina da CanSino, desenvolvida em parceria com o Instituto Científico Militar, foi a primeira a alcançar a fase 2 dos ensaios clínicos e atualmente está na fase 3. Os resultados da segunda fase de testes clínicos mostraram que a vacina é segura e induz resposta imune contra o coronavírus Sars-Cov-2, segundo pesquisa publicada no final de julho na revista científica The Lancet.

Segundo o Global Times, a vacina tem um mecanismo semelhante à Sputnik V, da Rússia, com os dois países colaborando amplamente, tanto no desenvolvimento como na produção em massa das vacinas.

A CanSino anunciou a realização da fase 3 de ensaios clínicos na Rússia. A empresa chinesa também negocia com o Brasil e o Chile para o lançamento de testes.

A patente foi solicitada ainda em 18 de março, mas só foi aprovada na última terça-feira (11). Xu Xinming, advogado especializado em direitos de propriedade intelectual, afirmou ao Global Times que a China tem um sistema de exame de patentes comparativamente rigoroso e completo, exigindo que uma tecnologia ou produto seja fundamentalmente diferente das tecnologias e produtos similares existentes em todo o mundo para que a patente seja concedida.

Semanas antes, os EUA alegaram roubo de dados dos principais desenvolvedores de vacinas do país norte-americano contra o coronavírus, com a China dizendo que Pequim liderava o desenvolvimento no campo e estava mais preocupada com outros países roubando suas pesquisas.

Tao Lina, especialista em vacinas, negou as acusações "sem fundamento" vindas dos EUA, referindo que na época o país norte-americano não tinha lançado experiências em alguns dos métodos usados pela Ad5-nCoV.


Com Sputnik

Comentários


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page