top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

China desenvolve o primeiro trem sem trilhos da história

A China celebrou o lançamento do primeiro trem sem trilhos do mundo. Pensado para o contexto urbano, o Autonomous Rail Rapid Transit (ART) foi desenvolvido pela CRRC Corporation. Outro projeto, na Europa, aposta na levitação magnética para acelerar os transportes.

ree
Foto: André Tambucci / Fotos Públicas

O professor José Roberto Cardoso, coordenador do Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LMAG) do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas, da Escola Politécnica da USP, explica as inovações da área de transporte.


Solução autônoma


Conforme explica o professor, o Autonomous Rail Rapid Transit (ART) usa um sistema de detecção magnética do solo para se guiar sozinho e possui também um sistema autônomo de detecção de pedestres e obstáculos na via, o que o torna bastante seguro.


“Ele é muito seguro. Se aproxima muito bem da plataforma, não deixa aqueles vãos enormes que dificultam entrar no veículo. É de fato uma tecnologia chinesa muito eficiente”, conta o professor. O trem, por enquanto, funciona a combustão, mas poderá ser eletrificado pelo solo também, segundo Cardoso, semelhante ao VLT carioca.


Supertrem europeu


Outra grande novidade no mundo dos transportes está sendo desenvolvida na Europa, o Hyperloop. Esse moderno trem se utiliza de levitação magnética, ou seja, paira no ar com o uso de imãs e trafega dentro de um tubo a vácuo para evitar a resistência do ar.


ree
José Roberto Cardoso - Foto: Marcos Santos / USP Imagens

“Esse trem tem dois motores, um para levitá-lo e outro para propulsão, para fazer ir para frente, e atingir velocidade de até mil quilômetros por hora. Esse tipo de tecnologia é o top-line da tecnologia de transporte a longa distância e já tem alguns em construção na China e em Abu Dhabi. Ela deve proliferar no futuro sobretudo para ligar por via terrestre a Ásia com a Europa”, comenta o professor.


Potencial sustentável


As novas tecnologias também são pensadas para o futuro, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como são tecnologias que podem utilizar apenas energia elétrica, têm potencial de serem totalmente limpas se alimentadas por fontes de energia renováveis e de baixa emissão.


“A China é emblemática, ela pegou toda a cadeia de mobilidade e eletrificou, desde o patinete até o trem de altíssima velocidade. Foi uma opção do país, com investimentos pesados, mas que vai ter um retorno muito grande no futuro”, conta Cardoso.


O pesquisador explica que já há núcleos de pesquisa na Universidade de São Paulo e na Federal do Rio de Janeiro, trabalhando em parceria com a China, para trazer essas tecnologias para o Brasil, mas a pesquisa só valerá a pena se as tecnologias forem de fato implementadas.


“Nós temos que ter escala nas inovações. Pensar em fazer um trem de alta velocidade, mas não apenas numa pequena linha: fica um custo absurdo e não compensa. É necessário que se tenha uma linha longa que atenda um monte de passageiros. O investimento é alto, no entanto, o retorno vai ser muito grande. Esse é o desafio que a tecnologia enfrenta no dia a dia “, conclui ele.



Fonte: Jornal da USP

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page