top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Cientistas chineses restauram mais de 100 pinturas com IA


Pesquisadores chineses estão transformando a restauração de pinturas antigas com o uso de inteligência artificial (IA). A tecnologia está ajudando a recuperar as cores originais de obras que se desgastaram com o tempo, preservando o patrimônio cultural para as futuras gerações. A informação foi divulgada pela CCTV+, parceira da TV BRICS.

iStock
iStock

No Laboratório de Imagem de Arte e Arqueologia da Universidade de Zhejiang, especialistas desenvolveram um assistente de IA que integra conhecimentos e métodos de restauração tradicionais. Anteriormente, esse processo dependia da experiência de restauradores, que analisavam manualmente os pigmentos. Com a IA, esse trabalho se tornou mais preciso e rápido.


Algoritmos avançados avaliam a composição dos pigmentos, o contexto histórico da obra e o estilo do artista para recriar com precisão as cores originais. A simulação gerada pela IA é então revisada e refinada pelos cientistas no laboratório.


Em seguida, a equipe de pesquisa replica pigmentos históricos, aplicando-os em seda e papel com técnicas tradicionais, garantindo que as restaurações digitais sejam fiéis à aparência original das obras.


Até o momento, mais de 100 pinturas antigas foram restauradas com essa tecnologia. Além disso, os pesquisadores estão criando um banco de dados extenso sobre a composição de cores, materiais e estilos artísticos para aprimorar ainda mais o modelo de IA.


O objetivo a longo prazo é criar uma base de dados abrangente que cubra toda a história da pintura chinesa, permitindo restaurações ainda mais precisas no futuro.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page