top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Cientistas descobrem cópia de Júpiter a 17 mil anos-luz da Terra


(Universidade de Manchester)

Um estudo publicado recentemente no arquivo de pré-impressão do ArXiv.org por uma equipe internacional de astrofísicos relata a descoberta de um planeta idêntico a Júpiter orbitando uma estrela a uma distância colossal de 17.000 anos-luz da Terra.

O exoplaneta, chamado K2-2016-BLG-0005Lb, parece ser um 'gêmeo' de Júpiter em termos de massa e distância de sua estrela.

David Specht, estudante de doutorado da Universidade de Manchester e principal autor do estudo, explicou que eles encontraram K2-2016-BLG-0005Lb usando dados do telescópio Kepler coletados entre abril e julho de 2016, período em que monitorou regularmente milhões de estrelas perto do centro da galáxia.

O objetivo da equipe era procurar evidências de um exoplaneta e sua estrela hospedeira, dobrando e ampliando temporariamente a luz de uma estrela de fundo enquanto ela passa pela linha de visão da lente do telescópio, conhecida como microlente.

“Ver o efeito requer um alinhamento quase perfeito entre o sistema planetário em primeiro plano e uma estrela de fundo”, explica Eamonn Kerins, pesquisador do Conselho de Instalações de Ciência e Tecnologia, que financiou o estudo. "A chance de uma estrela de fundo ser afetada dessa maneira por um planeta é de uma em centenas de milhões", diz ele.

Para o novo estudo, os conjuntos de dados combinados foram extensivamente modelados e concluiu-se que o sinal é, sem dúvida, causado por um exoplaneta distante.

A Agência Espacial Europeia planeja lançar sua missão Euclides no próximo ano, que visa melhorar a compreensão da energia e da matéria escura medindo com precisão a aceleração do universo, embora também possa realizar uma busca por exoplanetas usando microlentes.

"Aprenderemos quão típica é a arquitetura do nosso próprio sistema solar. Os dados também nos permitirão testar nossas ideias sobre como os planetas se formam. Este é o começo de um novo capítulo empolgante em nossa busca por outros mundos", concluiu Kerins.


Fonte: Agência RT

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page