top of page

Começa o 'IV Seminário Barcos como Instrumento de Educação'

O IV Seminário Barcos como Instrumento de Educação reuniu especialistas e entusiastas da navegação e da educação no primeiro dia do encontro, nesta segunda-feira (17/7). O evento gratuito é realizado de forma presencial na sede do Projeto Grael em Niterói. A abertura contou com a presença do velejador e medalhista Lars Grael, além de uma mesa de debate composta por Thuane Sendreti, do Instituto Náutico de Paraty, e Silvio Bello, do Instituto Navega São Paulo.

Foto: Nathália Lugão / Projeto Grael

Em sua palestra, Lars Grael compartilhou a experiência como velejador e falou de sua trajetória de vida. O medalhista também abordou as atividades desenvolvidas pelo Projeto Grael ao longo dos últimos 25 anos, destacando a importância de democratizar o acesso à navegação e à vela.


“A quarta edição do Seminário Barcos consolida-se como um evento nacional de troca de experiências, no qual não apenas o Projeto Grael apresenta suas realizações, já que ele foi o precursor desse processo, mas também permite que outros núcleos no Brasil, atualmente consolidados, apresente suas formas de aprendizado, com acertos e erros. A troca de experiências promovida é muito importante, e este é um evento gratuito” relatou Lars Grael.


Na mesa de debate realizada na segunda parte do encontro, Thuane e Silvio apresentaram possibilidades e desafios de utilizar a navegação como instrumento de educação. Durante o evento, os profissionais também abordaram temas como a importância da preservação do meio ambiente e as atividades que desenvolvem.


O IV Seminário Barcos como Instrumento de Educação, promovido pelo Projeto Grael, acontece até o dia 21 de julho, com atividades programadas das 8h às 12h e das 13h às 17h, que incluem palestras, mesas de debate e oficinas práticas. O evento reúne estudantes e professores de educação física, professores de modalidades náuticas, líderes comunitários envolvidos com esportes náuticos e demais interessados no universo do esporte como instrumentos de aprendizado.

Foto: Nathália Lugão / Projeto Grael

Programação:


18/7

Manhã: 8h às 12h - O ensino náutico no Projeto Grael - Metodologia Bons Ventos; (atividade prática - canoagem)

Tarde: 13h às 17h - Vida esportiva de alto rendimento e os desafios profissionais - Palestrante: Isabel Swan.


19/7

Manhã: 08h às 12h - Canoagem Va'a: Segurança e Orientação Náutica - (atividade prática). Palestrante: Douglas Moura;

Tarde: 13h às 17h - Vela de Rendimento com olhar para a base - Palestrante: Juan Sienra - CBVela


20/7

Manhã: 8h às 12h - Formação esportiva - um olhar pedagógico para os esportes na natureza - Palestrante: Vinicius Brasil

Tarde: 13h às 17h - Clínica de Windsurf (atividade prática) - Christina Mattoso Maia, Juliana Aguiar e Geomar Jesus Senra


21/7

Manhã: 8h às 12h - Esporte e Direitos Humanos - Vinícius Calixto

Tarde: 13h às 17h - O ensino náutico no Projeto Grael - metodologia Bons Ventos (atividade prática - vela)

コメント


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page