top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Consciência negra: Niterói lança guia de equidade racial


Para celebrar a Semana da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) recebeu a exposição itinerante “Mulheres Negras da Nossa História” - uma parceria com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (CODIM) – e lançou o Guia de Boas Práticas de Equidade Racial. A exposição apresenta fotos e trajetórias de 10 mulheres negras que marcaram a história pela vanguarda e pelo protagonismo em movimentos de luta pelas causas feministas e antirracistas.

ree
Diuvlgação / Prefeitura de Niterói

Na mostra, estão mulheres como a filósofa e escritora Sueli Carneiro e a autora feminista nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. A exposição “Mulheres Negras da Nossa História” fica na sede da SMF até o final do ano.


A secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz, afirmou que é uma alegria receber a exposição.


“Além de ética e transparência, o cidadão de Niterói mostrou que também espera responsabilidade social por parte da Secretaria de Fazenda. Por isso, é fundamental trazer estes valores para o nosso ambiente de trabalho. É nossa obrigação promover a igualdade e práticas antirracistas”, destacou a secretária.


A responsável pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (CODIM), Fernanda Sixel, afirmou que o mais importante da exposição é a representatividade.


“Ao celebrar mulheres negras que fizeram história, também celebramos mulheres negras que constroem a sociedade hoje. É preciso que as pessoas conheçam a trajetória destas mulheres”, afirmou Fernanda Sixel.


Coordenadora do eixo de Diversidade da CODIM, Ana Cristina Duarte destacou a simbologia da exposição.


"Esse é um momento especial, porque aqui estão retratados anos de luta das mulheres negras de Niterói. A cidade é, e vai continuar sendo, uma referência de políticas de ações afirmativas", disse.


O Guia de Boas Práticas de Equidade Racial foi lançado por iniciativa da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF). O objetivo é fazer com que os servidores da SMF reflitam sobre questões raciais e realizem ações antirracistas para fortalecer a equidade no ambiente de trabalho. Nos próximos dias, o guia estará disponível no site da SMF.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page