top of page

Convidado, Lula vai participar da COP27 no Egito


Lula com a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e a senadora Simone Tebet (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva aceitou nesta terça-feira (1º) o convite do Egito para participar da Cúpula das Nações Unidas para o Clima, a COP 27, que ocorre entre 6 e 18 de novembro na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, e reunirá mais de 90 chefes de Estado, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da França, Emmanuel Macron, em discussões sobre o enfrentamento às mudanças climáticas.


A ida de Lula à cúpula climática, foi confirmada pela presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), após um convite do governador Waldez Góes, do Amapá, presidente do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. Ao mesmo tempo, Lula recebeu convite do presidente egípcio, Abdel Fattah El Sisi, que parabenizou o petista pela vitória e disse que quer cooperar com o novo chefe de Estado brasileiro.


"Acredito que o Brasil é capaz de ter um papel positivo e construtivo durante a cúpula para promover uma ação climática no nível internacional", escreveu El sisi.


A vitória de Lula sobre Jair Bolsonaro (PL) nas urnas foi rapidamente reconhecida por líderes mundiais. O presidente eleito foi parabenizado através de mensagens e também já conversou por telefone com dezenas de chefes de Estado, como Biden e Macron, e reuniu-se pessoalmente na segunda-feira (31) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández.


"Todos querem ampliar as parcerias e trabalho conjunto com o Brasil no comércio, na questão do clima e nos grandes temas globais", disse Lula no Twitter.


Deverão acompanhar o presidente eleito a ex-ministra do Meio Ambiente e deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Marina, antes da eleição, já havia dito que a campanha de Lula pretendia levar suas propostas e metas para o próximo governo à conferência do clima.


Tradicionalmente, o normal seria a presença do presidente em exercício também no evento. O PT, no entanto, não está em conversa, nem cogita de Lula ir junto a Jair Bolsonaro.

Comentários


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page