top of page

Corredor Ecológico é entregue à população de Macaé

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Macaé, entregou, nesta quinta-feira (20/7), o Corredor Ecológico – Parque Atalaia + ReBio União, um dos principais programas de reflorestamento da região. Em menos de dois anos, o projeto recompôs 16 quilômetros de vegetação nativa da Mata Atlântica às margens do Rio Macaé, no Norte Fluminense.

Foto: Aline Massuca / Divulgação

"O que avançamos até aqui é digno de reconhecimento. Um projeto de restauração parece uma ação singela, mas é muito transformador. A cidade cresceu muito, toda a região exige demais da bacia hidrográfica do Rio Macaé, portanto nós temos que ter mecanismos em favor da natureza", declarou o governador em exercício e secretário do Ambiente e Sustentabilidade Thiago Pampolha.


A iniciativa é uma contrapartida do grupo empreendedor do Terminal Portuário de Macaé (Tepor), que precisou suprimir uma faixa de vegetação do local para instalar oleodutos do projeto. A medida compensatória alcança 32,5 hectares de áreas de matas nativas, situadas entre as Fazendas Três Marias e Barrancas.


O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, destacou a importância da ação na preservação do Parque Municipal do Atalaia.


"Essa ação é fundamental para unir o ReBio União, reserva biológica do Governo Federal, com o Parque Atalaia, um dos maiores do Estado do Rio de Janeiro. Nós também queremos ampliar essa área e, por isso, o município vai comprar um terreno destinado à preservação do parque", afirmou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende.


A recomposição da vegetação, essencial para proteção das nascentes e cursos de corpos hídricos interligados à Bacia do Rio Macaé, cumpre as diretrizes estabelecidas pelo Programa Pacto pelas Águas, do Instituto Estadual do Ambiente. O programa tem como objetivo proteger e recuperar mananciais estratégicos de abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, garantindo a segurança hídrica e a saúde dos ecossistemas da região.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page