top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Covid mata ex-vereador Fernando William, do PDT


ree
Ex-vereador Fernando William, do PDT (Foto: Divulgação)

Aos 66 anos, morreu na noite desta quarta-feira o ex-vereador Fernando William, do PDT. Ele estava internado há 25 dias no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, lutando contra a Covid-19. O pedetista chegou a apresentar melhora, mas uma infecção hospitalar agravou seu quadro de saúde, segundo informou a sua assessoria.

Nascido no Morro do Alemão, na Zona Norte, o carioca se formou em medicina na UFRJ e se especializou em cardiologia. Casado com Conceição Ferreira, ele deixa quatro filhos: Gregório Ferreira, de 36 anos, Maria Clara Ferreira, de 31 anos, Fernando William Moraes Ferreira, de 15 anos, e Valentina Ferreira, de 10 anos.

Em sua conta no Twitter, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, lamentou a perda de um quadro partidário relevante e reconhecidamente valorizado no setor público.

“Meus mais profundos sentimentos de pesar pela perda irreparável de um exemplar homem público, pai e amigo. A constelação de estrelas celestes ganha mais uma estrela para nos iluminar. @FernandoPdt, que Deus o receba e conforte a dor de sua perda. Vá com Deus, querido amigo!”

Filiado ao PDT desde 1982 - três anos depois da fundação do partido por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro -, Fernando William iniciou sua vida pública em 1988. Fez sua base política na Leopoldina, bairro muito ajudado pelo médico desde a época da criação da Associação de Moradores e Amigos da Penha.

Com quatro mandatos na Câmara, Fernando William sempre foi um grande defensor das bandeiras pedetistas, nas áreas de saúde, educação e direitos humanos. Na última legislatura, encerrada em dezembro de 2020, presidiu as CPIs da Linha Amarela, das Obras Inacabadas e da sonegação de ISS por instituições financeiras.

Representativo, deixou um vasto legado ao longo da carreira legislativa. De um total de 54 projetos apresentados, 32 foram aprovados e viraram lei na capital.

Entre 2008 e 2019, ele também atuou na gestão municipal como secretário de Assistência Social. No governo do estado, entre 1999 e 2006, ocupou os cargos de secretário de Governo, de Projetos Especiais, da Criança e do Adolescente, além da Assistência Social.

O médico

Fernando William iniciou a carreira atendendo de graça as pessoas que não podiam pagar. Ele até construiu um posto de saúde no Grotão, na Chatuba, em regime de mutirão com a ajuda dos moradores.

Foi coordenador da Pastoral de Saúde da Igreja do Bom Jesus, na Penha, onde desenvolvia o intensou trabalho de assistência médica aos que não podiam pagar. Nessa época, ele foi aprovado no concurso Hospital da Posse de Nova Iguaçu (Inamps).

Na Maré, Fernando William conseguiu o primeiro espaço para atendimento médico da comunidade da Fundação Leão XIII. Depois uma senhora da comunidade, a dona Maria Amélia, cedeu a sua própria casa, simples, de alvenaria para Fernando William montar e fazer funcionar o primeiro ambulatório médico da Maré. Mais tarde, essa casa passou a se chamar Centro de Saúde Maria Amélia.

Atuou no Hospital Rocha Farias e no Hospital da UFRJ e fez parte da Sociedade de Assistência dos Médicos da Ordem do Carmo (SAMOC), além de ter trabalhado no Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e no Abrigo Cristo Redentor.


Com informações do PDT

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page