top of page

CPI denuncia Enel ao MPRJ por omissão

O presidente da CPI da Enel na Câmara de Niterói, vereador Leonardo Giordano (PCdoB), enviou ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e à Polícia Civil um Requerimento de Persecução Penal contra a Enel por omissão. No último temporal do dia 7 de outubro (sábado passado), uma árvore caiu sobre um poste na Travessa Santa Cândida, na Comunidade do Preventório, em Charitas, deixando fios de alta tensão espalhados pela via, e resultando na morte de um homem eletrocutado.

Reprodução / Redes Sociais

Logo após a queda da árvore, por volta das 19h, os moradores ligaram para a empresa solicitando reparo de emergência. O atendimento da Enel informou que uma equipe seria enviada até às 22h, mas ninguém apareceu. Na manhã seguinte, Edvan Reis, de 34 anos, morador da comunidade, morreu ao passar pelo local, vítima de uma descarga elétrica. Só depois do ocorrido, no domingo (8/10), os funcionários da Enel compareceram à Travessa Santa Cândida e isolaram a área.


O documento enviado pela CPI destacou que "mais de uma vez a comunidade já havia requisitado a manutenção do poste que estava com risco de queda. Entretanto, em razão da omissão da concessionária, nada foi feito. Há, assim, liame causal entre a não realização da vistoria e a morte do morador, fato que enseja responsabilidade criminal por parte da empresa".


Em nota, a Enel Distribuição Rio limitou-se a lamentar o acidente ocorrido, afirmando que buscaria contato com a família para oferecer assistência. A empresa também informou que "segue padrões rigorosos de segurança em suas operações”.


Nas redes sociais, o vereador Leonardo Giordano publicou um vídeo comentando as medidas que a CPI da Enel pretende tomar, incluindo a convocação da empresa para uma audiência na Câmara, com a presença do MPRJ e outras autoridades, para explicar a razão de ter demorado para resolver uma situação de emergência que oferecia riscos aos moradores e que causou a morte de um deles.


Assista:





Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page