top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

“Decidimos disputar o jovem com o crime e estamos vencendo”, diz Rodrigo

“Em Niterói, decidimos disputar jovem a jovem com o crime organizado”, diz o prefeito Rodrigo Neves na abertura do Fórum Internacional de Segurança Pública. A afirmação deu o tom do evento “Caminhos para cidades resilientes, pacíficas e sustentáveis”, realizado nesta terça-feira (2/11) no Caminho Niemeyer, que antecedeu a XXX Cúpula da Rede Mercocidades.


Foto: Evelen Gouvêa / Prefeitura de Niterói
Foto: Evelen Gouvêa / Prefeitura de Niterói

Ao detalhar a estratégia do município para uma plateia de prefeitos, autoridades e especialistas da América Latina, Neves defendeu que a segurança pública não pode ser delegada apenas aos estados e exige uma postura ativa das prefeituras. “A segurança pública é o maior desafio das cidades na América Latina. É a política pública mais democrática, no sentido de que afeta os mais pobres, as classes médias e os mais ricos”, completou o prefeito.


A política de "disputa" mencionada pelo Prefeito refere-se ao Pacto Niterói Contra a Violência, que alia firmeza policial a um forte investimento social.


“Um jovem com acesso à educação, ao esporte e à cultura, que coloca um instrumento musical na mão, dificilmente vai colocar uma arma para cometer um crime. Estamos vencendo essa batalha”, ressaltou.


Foto: Evelen Gouvêa / Prefeitura de Niterói
Foto: Evelen Gouvêa / Prefeitura de Niterói

Resultados: latrocínio zero e queda na letalidade


Os números apresentados no fórum validam o discurso. O secretário estadual de Segurança Pública, Victor César Carvalho dos Santos, enfatizou um dado inédito alcançado pela gestão municipal em 2025: a cidade não registrou nenhum caso de latrocínio (roubo seguido de morte).


“Se hoje vemos números positivos em Niterói, isso foi construído ao longo dos últimos 10 anos”, afirmou o secretário, elogiando a integração entre as forças.


Foto: Evelen Gouvêa / Prefeitura de Niterói
Foto: Evelen Gouvêa / Prefeitura de Niterói

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o modelo de Niterói - que combina inteligência, cercamento eletrônico e projetos sociais - resultou em uma redução de 78,5% na letalidade violenta e de 83,3% nos roubos de rua entre 2018 e 2024.


Estudos comparativos indicam que a cidade reduziu em 70% os homicídios num período de 6 anos, ritmo mais acelerado do que o observado em casos globais de sucesso como Medellín e Nova Iorque.


O evento contou ainda com a participação de autoridades internacionais, como Hugo Acero Velásquez, ex-secretário de Segurança de Bogotá, e Eduardo Vergara, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), reforçando o protagonismo de Niterói no debate sobre segurança cidadã na região.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page