top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Democrata negro vence na Geórgia e sepulta a era Trump


ree

O Partido Democrata conquistou as duas últimas vagas no Senado dos Estados Unidos, disputadas em segundo turno no estado da Geórgia. A última vaga ficou com o candidato Jon Ossoff, após contagem dos votos nesta quarta-feira (6). Na noite de terça-feira (5), o reverendo democrata Raphael Warnock confirmou vitória na disputa por uma das vagas. Warnock é o primeiro senador negro eleito pelo conservador estado da Georgia e 11º candidato negro já eleito para o Senado dos Estados Unidos. Ele será um dos três senadores negros no novo Congresso eleito.

A vitória de Jon Ossoff sobre o republicano David Perdue garantiu aos democratas as duas cadeiras necessárias para retomar o controle do Senado - algo de fundamental importância para a presidência de Joe Biden, já que seu partido vai poder controlar o Senado junto com a Câmara dos Representantes.

Os democratas conquistaram 48 cadeiras no Senado, além de dois senadores independentes que normalmente votam com o partido. Já o Partido Republicano, de Donald Trump, tem 50 assentos. Com empate no número de assentos do Senado, o voto de minerva é do vice-presidente dos EUA, que exerce o cargo de presidente do Senado americano - a partir de 20 de janeiro, o posto será ocupado pela democrata Kamala Harris.

Reverendo Warnock

Os democratas elevaram sua presença na Geórgia depois da vitória de Biden nas eleições presidenciais, quando este se tornou o primeiro democrata a vencer na Geórgia após quase três décadas.

Pastor sênior da Igreja Batista Ebenezer em Atlanta, Jon Warnock fez referência à natureza histórica de sua vitória em declarações na manhã desta quarta-feira. Ele lembrou das origens e de ter crescido em um projeto habitacional em Savannah, Geórgia, filho mais novo de um pastor, "um veterano e um pequeno empresário".

A vitória de Warnock já significa uma mudança potencial na política da Geórgia, que historicamente lutou contra a abolição da escravidão e há 20 anos não elegia um senador democrata. Isso acontece alguns dias depois que Joe Biden se tornou o primeiro candidato democrata à presidência a ganhar a Geórgia desde 1992.

Outrora fortemente conservadora, a Geórgia passou por grandes mudanças demográficas nos últimos anos, mas também viu um Partido Democrata cada vez mais organizado em relação à participação dos negros, resultando a vitória de Warnock, que foi decidida por eleitores não brancos.


Com informações da Sputnik

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page