Descoberto gene que provoca o desenvolvimento do TOC
- Da Redação
- há 19 minutos
- 1 min de leitura

Cientistas russos do Instituto de Pesquisa de Biologia Físico-Química Belozerski e do Instituto de Pesquisa Médica e Educacional da Universidade Estatal de Moscou Lomonosov descobriram um novo gene, potencialmente envolvido no desenvolvimento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). A informação foi divulgada no site da universidade.
O TOC é um transtorno mental, também conhecido como neurose obsessiva. Ele é caracterizado por pensamentos e imagens repetitivos que causam ansiedade e sofrimento.
A pesquisa gira em torno do estudo do gene PlxnA3, que está envolvido nos processos de navegação das células nervosas migratórias e no crescimento das fibras nervosas nas fases iniciais do desenvolvimento cerebral.
A descoberta foi possível graças à observação de uma linha de camundongos com mutação desse gene, previamente criada pelo mesmo grupo de pesquisadores. Testes comportamentais revelaram que os animais apresentam maior cautela, ansiedade e dificuldades em se adaptar a uma fonte repetitiva de irritação.
"A importância funcional e clínica dessa mutação era desconhecida até o momento. No entanto, observamos que o conjunto dos padrões comportamentais dos camundongos Plxna3-P654L reproduz em grande parte os sintomas do TOC", explicam os autores da pesquisa.
Os novos dados ajudam a compreender melhor os mecanismos do desenvolvimento do TOC e oferecem um modelo útil para buscar abordagens para a correção desse tipo de transtorno de personalidade.
Fonte: TV BRICS






