top of page

Dia da Criança: 'A Saga de Dandara e Bizum a caminho de Wakanda'

A Confraria do Impossível apresenta no dia 12 de outubro, quarta-feira, às 15h e 17h30, no Theatro Municipal de Niterói, o espetáculo infantil “A Saga de Dandara e Bizum a caminho de Wakanda”. Em 2080, Dandara e Bizum são duas crianças que vivem num quilombo chamado Palmares e resolvem partir numa viagem sem volta com a missão de salvar o mundo de todos os males e fazer o sol voltar a brilhar. Entre muitos desafios, reviravoltas e aventuras elas precisam encontrar o caminho até Wakanda.

A peça é o mais novo trabalho idealizado e concebido pela Confraria do Impossível, com texto infanto-juvenil inédito do premiado autor e diretor André Lemos, primeiro artista negro a ganhar o prêmio Shell de teatro na categoria Direção (RJ- 2019) e poesias da reconhecida mundialmente escritora Conceição Evaristo.


O espetáculo aborda diversos temas como representatividade, respeito ao próximo, igualdade de gênero, tolerância religiosa, colonização cultural, ancestralidade entre outros e narra a história de duas crianças que vivem numa periferia em um distópico e apocalíptico Rio de Janeiro no ano de 2080.


Sobre a peça


Bizum e Dandara são dois amigos que vivem na cidade de Hell de Janero, no ano de 2080. Eles vivem numa cidade atacada pelo aquecimento global e pelos retrocessos de governos passados. Num mundo onde o Sol está doente e a cada dia fica mais fraco, eles também convivem com a incerteza e com a falta de direitos básicos como a educação, a saúde e o saneamento básico.


Bizum mora na favela Palmares com seu avô Ganga Zumba que foi um grande artista e militante da causa negra. Dandara e Bizum se conhecem desde que nasceram e a menina é educada pela avó Berê. Os pais das duas crianças sumiram desde que o famoso “Toque de recolher” foi acionado pelos militares logo após o nascimento de ambos.


O avô de Bizum tenta se aposentar no meio do enorme monstro chamado burocracia. Isso adoece o velho sábio. Nas inúmeras histórias contadas pelo griot ele cita um lugar onde os seus irmãos são eternos e nunca esquecidos. O único lugar do mundo onde todos são iguais e que pode salvar o resto do planeta. Onde ele viverá para sempre, onde a tecnologia é de ponta e salva vidas. Onde armas são proibidas e nem podem ser fabricadas. Um lugar onde não é proibido estudar e onde a saúde é de qualidade para todos. Um lugar onde todos moram em condições iguais e não passam nenhum tipo de dificuldade em relação a moradia, alimentação, violência ou opressão.


Esse lugar se chama Wakanda e somente poucos conhecem o real caminho. O velho Ganga tentou achar o caminho algumas vezes e nunca teve a sorte de o encontrar. Ele agora encontra-se doente e o jovem Bizum vê como saída para salvar o avô descobrir o caminho e de lá trazer a cura para sua saúde e para os males do mundo no qual vive. Porém essa não é uma viagem segura e conta com inúmeros desafios por um caminho que ninguém jamais fez. Sua melhor amiga também vai nessa viagem atrás da cura do velho Ganga e da cura do planeta.


Serviço


A Saga de Dandara e Bizum a caminho de Wakanda - Confraria do Impossível

Datas: 12 de outubro.

Horário: 15h e 17h30.

Duração: 60 min

Classificação etária: Livre

Ingressos: R$10 (inteira) * Promoção Dia das Crianças: Gratuito para crianças de até 12 anos. Limitado à retirada de até 2 ingressos por adulto.

Local: Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro 35, Centro, Niterói.

Telefone: 3628-6908


Bilheteria


Sympla - vendas online.

Ingressos à venda na bilheteria do teatro - aceita dinheiro, cartões de crédito/débito e Vale Cultura.


Horário de Funcionamento:


Dias com espetáculo - Quarta a domingo, das 14h até o início do mesmo.

Dias sem espetáculo - Quarta a sexta, das 14h às 18h


Fonte: Departamento de Imprensa da SMC/FAN

300x250px.gif
728x90px.gif