Dia da criança tem cultura e esporte gratuitos em Niterói

Atualizado: 9 de out. de 2021

O feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida vai ter dias nublados, friozinho e possibilidade de chuva em Niterói. Os serviços de meteorologia alertam para temporais e ventania em alguns pontos do estado do Rio, como a orla e a região serrana, especialmente no domingo (10/10) e segunda-feira (11/10). Ainda assim, desde a manhã desta sexta (8/10) é grande o movimento nas estradas. A Ecoponte, concessionária que administra a ponte Rio-Niterói, prevê que até o final do dia de hoje cerca de 84 mil veículos atravessem a via em direção à Niterói e cidades da Região dos Lagos.



A estimativa da concessionária é de 664 mil veículos em circulação pela ponte, entre quinta-feira (7/10) e quarta-feira (13/10). Na volta do feriado em direção ao Rio, 147 mil veículos passarão pela rodovia na terça e na quarta-feira. Com a chegada da frente fria, os motoristas deverão ficar atentos às

condições da Ponte Rio-Niterói. É importante checar o veículo (motor, freios, combustível, etc.) e consultar os canais de comunicação da Ecoponte antes de pegar a estrada.


Informações de tráfego estão disponíveis no perfil do Twitter (@_ecoponte), no site e outras informações podem ser consultadas no perfil do Instagram (@_ecoponte).


Lazer e esporte na cidade


Para quem vai passar o feriadão em Niterói, não faltam opções de lazer ao ar livre para as crianças, mesmo com o céu nublado. Praia com sol está descartada, mas a cidade tem locais que oferecem contato com a natureza, como é o caso do Parque da Cidade (ParNit) e outros espaços como o Campo de São Bento e os hortos do Barreto e do Fonseca, que podem ser desfrutados mesmo em dias cinzentos.


Se a chuva der uma trégua, um passeio de bicicleta pela ciclovia — a cidade possui quilômetros em diferentes bairros — é uma atividade que sempre agrada às crianças e que pode ser feita em família. O Skate Park Carlos Alberto Parizzi, em São Francisco, também é uma boa pedida, na onda dos Jogos Olímpicos que popularizaram o esporte entre os pequenos.



No dia 12/10, das 9h às 15h, o Skate Park sediará o 'Marina Fun Fest', com atividades de skate para toda a família: um 'aulão' com o pessoal do projeto Educa Skate, gincanas, técnica de auxílio de skate para pais e filhos, apresentação das modalidades olímpicas do esporte, premiação das voltas individuais e Best Trick Open, um desafio da melhor manobra para os skatistas de todas as idades que estarão participando.


O evento é aberto para quem não é inscrito no projeto Educa Skate. Basta chegar às 9h no local e procurar o mesário de pista. Os organizadores avisam para que as crianças levem seus 'skates de dedo'. Maiores informações no perfil do instagram: @marinainvitational


O Marina Fun Fest tem apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói (Smel).


Programa cultural gratuito


O Teatro Popular Oscar Niemeyer terá uma programação totalmente gratuita para garotada no dia 12 de outubro. Às 11h, a Orquestra Jovem de Niterói, principal orquestra do programa Aprendiz Musical, apresenta um concerto didático e interativo, criado especialmente para a data, em homenagem ao dia das crianças, que marca também a parceria com o Teatro Popular Oscar Niemeyer – nova sede da OJN. O grupo é formado por cerca de 50 jovens instrumentistas e, no repertório, o público poderá apreciar composições de Vivaldi, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Haverá também uma passagem aos clássicos da Disney.


Às 15h, é a vez da peça infantil “Tirico e as histórias de morros e fossos”. Na história, escrita por Sylvio Moura, uma criança vive a dura realidade da pobreza e da falta de oportunidade e redescobre a esperança, por meio do circo. O espetáculo é apresentado de forma dinâmica, lúdica, profunda e surpreendente.

Tirico / Foto: Divulgação

"A retomada das atividades culturais presenciais está sendo feita com muito carinho e cuidado. Lembrando que é imprescindível a apresentação do passaporte de vacinação na atividade, para garantir um evento bonito e seguro. Cultura é um Direito de todas e todos, e das crianças também. O Teatro Popular espera por vocês", explica Leonardo Giordano, Secretário Municipal das Culturas.


"Ficamos muito felizes em proporcionar uma programação especial para as crianças, neste dia delas, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Então, o público vai poder apreciar um concerto lindo, feito especialmente para os pequenos, além de uma peça infantojuvenil que fala sobre esperança", diz Marcos Sabino, Presidente da Fundação de Arte de Niterói.


Ficha técnica do Espetáculo:


Autor: Sylvio Moura

Direção: Bianca Pontes

Elenco: Angra Castro, Carol Lopes, Lara Paula, Kátia Modesto, Kenzo Takeuchi, Lídia Romão, Fernão Zobaran, Cláudia Mattos, Renan Couto, Bianca Pontes.

Trilha sonora: Angra Castro e Kátia Modesto

Cenografia: Cláudia Mattos e Fernão Zobaran

Figurino: Cláudia Mattos e Carol Lopes

Maquiagem: Kátia Modesto e Lídia Romão

Produção: Angra Castro

Realização: Oficina Social de Teatro


Protocolos Sanitários


De acordo com o Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar, desde o dia 1 de outubro, o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto. Todos os protocolos sanitários de combate à COVID-19 são seguidos.


SERVIÇO


Dia das Crianças no Popular

Data: 12 de outubro

Entrada gratuita para as duas atrações, mediante aquisição para entrada no site da Sympla.

Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s\n – Centro, Niterói


Horários:


11h – Orquestra Jovem de Niterói

Duração: 60 minutos

https://bileto.sympla.com.br/event/69333


15h – Tirico e as histórias de morros e fossos

Duração: 50 minutos

https://bileto.sympla.com.br/event/69334


Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg