top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Diretor do Inep responsável pelo Enem morre de Covid


ree
General da reserva, Carlos Roberto Pinto de Souza morreu nesta segunda-feira, em Curitiba (Divulgação)

O diretor de Avaliação da Educação Básica, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, Carlos Roberto Pinto de Souza morreu nesta segunda-feira, aos 59 anos, em consequência da Covid-19, segundo informação divulgada pelo Globo. Morador de Curitiba, o general de reserva havia assumido a direção do Inep em agosto do ano passado.

Fontes ligadas ao diretor, de acordo com o jornal, afirmam que o general morreu vítima de Covid-19, mas oficialmente o Inep informou que, "em respeito à família do diretor", o motivo do óbito não será tratado pelo órgão. O Inep teria optado por omitir a causa da morte por uma questão política do governo para evitar desgastes a poucos dias do Enem, que tem a primeira prova marcada para o próximo domingo (17).

Justiça confirma mas Defensoria recorrre

Nesta terça-feira, a Defensoria Pública da União (DPU) recorreu da decisão da Justiça Federal em São Paulo, que negou o pedido de adiamento das provas, marcadas para 17 e 24 de janeiro.

O recurso foi interposto junto ao Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF-3).

A DPU pede que seja reconsiderada a decisão da juíza Marisa Claudia Gonçalvez Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de SP. Segundo a defensoria, a magistrada se baseou "na recente realização de vestibulares regionais para justificar a viabilidade da realização do Enem, de caráter nacional".

"Os argumentos levantados pela decisão recorrida são incompletos e equivocados", diz o texto assinado pelo defensor João Paulo Dorini. "Não é apenas a área da sala e sua ocupação que afetam a disseminação do coronavírus. A ventilação das salas, por exemplo, também é um fator absolutamente relevante e que está sendo desconsiderado. Uma sala sem ventilação adequada, ainda que com menos pessoas, pode representar um risco muito maior", argumenta.

Em sua decisão, a juíza Marisa Cucio diz que, caso uma cidade tenha elevado risco de contágio que justifique medidas severas de restrição de circulação, caberá às autoridades locais impedirem a realização da prova. Se isso acontecer, o Inep, responsável pela prova, terá que reaplicar o exame.

A ação movida pela DPU é em conjunto com a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e as entidades Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Educafro.

O Enem 2020 colocará 5,78 milhões de candidatos em circulação em todo o país.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page