top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi pescador 780x90 29 11 24.jpg

Diretores de cinema do BRICS discutem parceria em filmes

Representantes da indústria cinematográfica da Rússia, Índia, Emirados Árabes Unidos, Egito, Irã, África do Sul e outros países discutiram as perspectivas de produção conjunta de filmes e o desenvolvimento da distribuição de filmes nacionais no festival "Espírito do Fogo" em Khanty-Mansiysk. O tema principal do evento deste ano é "A linguagem especial da cinematografia nacional dos países do BRICS". A TV BRICS é a parceira internacional de mídia do festival.

"Este festival é uma ótima plataforma para jovens cineastas que surpreendem com suas ideias. Acredito que o cinema russo, iraniano e oriental, deve surpreender o mundo com temas originais e com uma forma única de expressão. O desenvolvimento da cultura e da arte é o processo civilizatório mais importante", afirmou Emir Kusturica, Presidente do Festival de Cinema.


O embaixador do Irã na Rússia, Kazem Jalali, enfatizou que uma das áreas mais importantes de cooperação entre os dois países é a produção conjunta de filmes por cineastas iranianos e russos.


"As relações entre Irã e Rússia estão se desenvolvendo rapidamente em todas as direções. Uma delas é a indústria cinematográfica. Até agora, os diretores do nosso país participaram ativamente de vários eventos conjuntos, incluindo o Festival Internacional de Cinema de Moscou. Além disso, os Ministérios da Cultura do Irã e da Rússia assinaram um memorando de cooperação no campo do cinema", disse Jalali.


Na sessão plenária do Diálogo Cinematográfico Rússia-Irã, o diretor de cinema Behrouz Shoaybi disse que estava pronto para criar filmes em conjunto com diretores russos.


"Precisamos combinar um conjunto completo de oportunidades para realizar este ou aquele projeto", acrescentou ele.

Masoud Ahmadvand, chefe da representação cultural da Embaixada do Irã na Rússia, considera o BRICS uma boa plataforma para a construção de uma interação efetiva entre os países.

"Os estados da aliança têm valores morais comuns e a mesma visão sobre muitas questões. Tudo isso favorece a realização de filmes em conjunto", ressaltou Ahmadvand.


O produtor de cinema indiano Sarfaraz Alam Safu, que assinou um acordo com a empresa cinematográfica russa, disse que tanto os atores indianos quanto os atores russos participarão dos projetos. As filmagens serão realizadas nos dois países.


"Eu amo muito a Rússia. Eu tinha 16 anos quando meus pais me mandaram para Moscou para estudar. Pode-se dizer que eu cresci aqui. Estudei na Universidade da Amizade dos Povos da Rússia com o nome de Patrice Lumumba. Para mim, a Rússia é minha segunda casa", contou.


O festival internacional de estreias cinematográficas "Espírito do Fogo" é realizado em Khanty-Mansiysk desde 2003. Desta vez, ele está incluído no plano da presidência da Rússia na associação BRICS em 2024.


Durante os eventos de seu programa de negócios, os especialistas discutiram a cooperação internacional na esfera da cinematografia e da produção conjunta de filmes, a criação de um sistema de educação cinematográfica com os países do BRICS, o desenvolvimento do patrimônio cultural e da identidade como uma vantagem competitiva e o papel das indústrias criativas como um fator importante no crescimento das economias nacionais.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page