Elefante-marinho é monitorado pela Prefeitura
- Mehane Albuquerque
- 1 de ago.
- 3 min de leitura
A Prefeitura de Niterói segue monitorando a presença de um elefante-marinho que tem circulado pela Baía de Guanabara e já passou por diversas praias da cidade nos últimos dias. O animal está sendo acompanhado por equipes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal, Defesa Civil, NitTrans, Administração Regional de São Francisco e Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (Ceda), com apoio técnico do ambientalista Axel Grael, conselheiro estratégico para temas ambientais da Prefeitura.

A ação também conta com a parceria de pesquisadores do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da UERJ (Maqua) e da empresa de monitoramento ambiental Econservation.
Na manhã desta quinta-feira (31/7), o animal foi avistado na Praia de Icaraí, nas proximidades da Pedra de Itapuca, na Zona Sul da cidade.
“Há muitos anos acompanho o trabalho dos pesquisadores do Grupo de Mamíferos Aquáticos (Maqua), da Uerj. Eles desenvolvem uma pesquisa séria e relevante, e mais uma vez foram fundamentais. No inverno, é comum que espécies de regiões mais frias do sul do continente, como baleias e pinguins, apareçam no litoral do Rio de Janeiro. Embora os elefantes-marinhos não sejam tão frequentes, há diversos registros da presença deles por aqui. Nossa maior preocupação é garantir a integridade do animal, para que ele possa retornar ao oceano e seguir seu caminho natural de migração", informa Axel Grael.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Velasco, a ecobarreira do canal da Avenida Presidente Roosevelt, em São Francisco, será reinstalada para prevenir uma nova entrada do animal no local.

“Nesta quinta-feira (31/7), o elefante-marinho não havia retornado ao canal de São Francisco. Com isso, a Secretaria de Conservação, que já iniciou o processo de reinstalação da ecobarreira para evitar que o animal volte a adentrá-lo”, explicou Gabriel Velasco.
Na noite de quarta-feira (30/7), o mamífero voltou a entrar no Canal de São Francisco, alcançando a altura do restaurante McDonald's. A situação mobilizou equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, que atuaram com jatos d’água para orientá-lo de volta ao mar. Após a intervenção, o animal retornou com segurança à Baía de Guanabara.
Desde o fim de semana, o elefante-marinho foi avistado em diversos pontos do litoral de Niterói. No sábado (26/7), apareceu na Praia de Piratininga. No domingo (27/7), foi visto no mar, na altura da Estrada Fróes, nas proximidades dos clubes náuticos. Na segunda-feira (28/7), surgiu na Praia de Charitas. Já na terça-feira (29/7), esteve no mar de São Francisco e tentou entrar no canal da Rua Presidente Roosevelt, onde a Prefeitura precisou retirar a ecobarreira. Na quarta-feira (30/7), retornou ao canal de São Francisco, sendo orientado de volta ao mar com auxílio de mangueiras pelos bombeiros. Nesta quinta-feira (31/7), foi avistado na Praia de Icaraí, próximo à Pedra de Itapuca.

As orientações à população permanecem: não se aproximar, não tentar alimentar ou tocar o animal. Qualquer avistamento deve ser comunicado ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), pelo telefone 153, para que as equipes possam atuar com segurança para todos.
Segundo os especialistas, o comportamento do animal é natural da espécie, que busca áreas rasas e tranquilas para descansar durante suas longas rotas migratórias. O elefante-marinho segue saudável e em deslocamento pela Baía de Guanabara.
Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói










Comentários