top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Entrega do Nobel começa, sem cerimônias presenciais


(Divulgação)

É a primeira vez desde a 2ª Guerra Mundial que as cerimônias são canceladas. Vencedores vão ganhar o equivalente a R$ 5,843 milhões além de medalhas e diplomas.

Os vencedores do Prêmio Nobel de 2020 começam nesta segunda-feira (7) a receber suas honrarias. E, por causa da pandemia da Covid-19, eles não vão viajar para Estocolmo, na Suécia e para Oslo, na Noruega, informou a rede francesa de TV France 24. É a primeira vez que isso acontece desde a 2ª Guerra Mundial.

Os prêmios de 2020 nas seis categorias foram anunciados em outubro, um mês após o cancelamento das cerimônias que são tradicionalmente realizadas no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador da honraria, o empresário sueco e inventor da dinamite, Alfred Nobel, em 1896.

A última vez que o evento de Oslo foi suspenso aconteceu em 1976, quando faltaram indicações adequadas ao prêmio por esforços pela paz.

Agenda de premiação

A primeira a aceitar o Nobel será a francesa Emmanuelle Charpentier, uma das vencedoras em Química, na segunda-feira (7), com o embaixador sueco em Berlim.

A outra premiada, a norte-americana Jennifer Doudna, receberá as honras em uma cerimônia em Berkeley, Califórnia, na terça-feira (8).

Palo Alto, também na Califórnia, será o local da entrega para os ganhadores em Economia, Paul Milgrom e Robert Wilson na terça-feira (8), ambos dos Estados Unidos.

Dois dos ganhadores de Física, o britânico Roger Penrose e o alemão Reinhard Genzel, aceitarão seus prêmios em Londres e Munique, respectivamente, também na terça-feira (8). E a física norte-americana Andrea Ghez receberá seu prêmio em Los Angeles na quarta-feira (9).

Dois dos laureados em Medicina, os norte-americanos Harvey Alter e Charles Rice, ganharão seus prêmios nas missões diplomáticas suecas em Washington e Nova York na terça-feira (8). O terceiro vencedor nesta categoria, o britânico Michael Houghton, será visitado em casa no Canadá no mesmo dia.

A poetisa norte-americana Louise Gluck aceitará seu prêmio de Literatura domesticamente em Nova York.

O Prêmio Nobel da Paz, escolha norueguesa por decisão de Alfred Nobel em seu testamento, será entregue em Roma na quinta-feira (10) ao Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU, em uma cerimônia transmitida pela Internet. O PMA, que tem sede em Roma, na Itália, é a "maior organização humanitária do mundo voltada para a fome e que promove a segurança alimentar, tendo fornecido assistência para cerca de 100 milhões de pessoas em 88 países em 2019. A honraria será entregue ao norte-americano David Beasley, diretor-executivo do programa que recoloca a fome no centro do debate mundial.

Em vez do evento tradicional em Estocolmo, que normalmente é seguido por um banquete com a presença do rei, uma cerimônia transmitida ao vivo sem audiência será realizada na quinta-feira (10) na prefeitura da capital, incluindo um concerto e vídeos dos prêmios que estão sendo entregues.


Com a Sputnik

Comentários


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page