Espetáculo cósmico: Sol ejeta proeminência gigante
- Mehane Albuquerque
- há 5 dias
- 1 min de leitura
Astrônomos do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia de Ciências da Rússia captaram o momento em que uma proeminência gigante é ejetada pelo sol. O fenômeno foi registrado na terça-feira, dia 12 de agosto.
Confira:
Proeminências são estruturas grandes e brilhantes, moldadas peo campo magnético complexo do sol, que se estendem da superfície e se projetam para a coroa, a atmosfera externa da estrela. São compostas por plasma quente, um gás ionizado de hidrogênio e hélio, e ancoradas na fotosfera, a camada mais brilhante do Sol.
Geralmente em forma de 'laço', o fenômeno pode durar de algumas horas a vários meses, chegando a atingir tamanhos impressionantes, estendendo-se por milhares de quilômetros.
Como as proeminências solares afetam a Terra:
Tempestades geomagnéticas:
Quando as partículas de uma erupção solar atingem a Terra, elas podem causar perturbações no campo magnético terrestre, resultando em tempestades geomagnéticas.
Interferência em sistemas:
Essas tempestades podem afetar sistemas de comunicação, redes elétricas, sistemas de navegação por satélite e operações espaciais.
Auroras:
A interação das partículas solares com a atmosfera terrestre pode criar auroras boreais e austrais, também conhecidas como luzes do norte e luzes do sul, respectivamente.
*Com informações da Sputnik Brasil
Comments