"Expansão do BRICS é evidência do desejo de um mundo multipolar"
O embaixador russo na Índia, Denis Alipov, elogiou a expansão do grupo BRICS. Segundo ele, isso reflete a crescente aspiração por um mundo multipolar baseado na igualdade soberana e no respeito mútuo. O diplomata também observou que a presidência da Rússia no grupo BRICS abrirá perspectivas para o fortalecimento do papel do bloco no sistema monetário e financeiro internacional, segundo informa a agência de notícias ANI, parceira da rede TV BRICS.
As falas ocorreram em um evento sobre "Turbulência Internacional: Desafios e Oportunidades para as Relações Índia-Rússia" na capital nacional na segunda-feira.
"Estamos cooperando ativamente no formato BRICS. A expansão desse grupo de autoridade, bem como a adesão de mais de 30 estados em várias capacidades, demonstra claramente a crescente aspiração por um mundo diverso baseado na igualdade soberana e no respeito mútuo, conforme previsto na Carta da ONU", disse ele.
"A presidência russa do fórum este ano abrirá novos horizontes para o fortalecimento do papel do BRICS no sistema monetário e financeiro internacional, tornando-o mais justo e seguro", acrescentou.
O enviado russo também enfatizou a importância da cooperação entre os países da Eurásia. Além disso, ele apoiou a Organização para Cooperação de Xangai (OCX), que, segundo ele, faria uma contribuição significativa para fortalecer os laços da vasta região.
"Os processos de integração se aceleraram no espaço eurasiano, onde a OCX é uma plataforma gravitacional para um número crescente de países. A OCX é necessária para enfrentar os desafios de segurança emergentes e desenvolver a cooperação econômica interregional. Com a adesão do Irã em 2023 e da Bielorrússia em 2024, o aumento da capacidade da organização (OCX) fará uma contribuição significativa para fortalecer a conectividade dessa vasta região", disse Alipov.
BRICS é um acrônimo para a união das principais economias emergentes do mundo, a saber: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A 15ª reunião de líderes do BRICS foi realizada em Joanesburgo, África do Sul, em 2023.
Uma grande conquista foi o convite de seis novos membros para o grupo: Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. No entanto, o Presidente argentino, Javier Milei, notificou posteriormente os membros da associação sobre sua recusa em participar do grupo.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Bình luận