top of page
banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 780x90px 3 7 25.jpg

Fim dos alagamentos: avançam as obras em Charitas

A Prefeitura de Niterói vai liberar ao trânsito, neste sábado (13/9), duas das três faixas da Avenida Prefeito Sílvio Picanço que serão concluídas nesta sexta-feira (12/9). As pistas estavam interditadas para a execução do segundo trecho da macrodrenagem da bacia hidrográfica de Charitas. A liberação parcial da via representa um avanço importante no cronograma da intervenção, que tem o objetivo de eliminar os recorrentes alagamentos na região, especialmente no trecho entre o restaurante Chalé e a Praça do Rádio Amador.

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói
Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

A obra está sendo realizada com planejamento e obedece a um criterioso estudo técnico. As intervenções fazem parte de um amplo projeto de requalificação urbana e infraestrutura que está redesenhando a mobilidade e tem como objetivo acabar com os alagamentos na Região Sul da cidade.


A intervenção inclui a captação da drenagem do bairro para direcioná-la a duas grandes galerias instaladas, eliminando de vez os alagamentos nessa área. O sistema atual, que tinha galerias de 0,80 metro de diâmetro, está sendo substituído por estruturas de 2,50m x 1,20m — uma obra complexa e essencial, apesar de pouco visível para a população, mas que amplia significativamente a capacidade de escoamento das águas das chuvas do bairro de Charitas.


Além da implantação dessas grandes galerias, é preciso realizar o remanejamento das redes existentes de esgoto, gás e água, que cruzam a região, para garantir a instalação correta e eficiente do novo sistema. Essa etapa exige planejamento e trabalho com as concessionárias para superar as diversas interferências técnicas presentes.

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói
Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

Após concluir, em 2024, as obras de macrodrenagem da Bacia B, que acabaram com os alagamentos no trecho entre as ruas Armando Lopes e Juiz Alberto Nader — entre a saída do túnel Charitas-Cafubá e o restaurante Verdana —, a Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) dá continuidade aos trabalhos no bairro da Zona Sul da cidade.


Atualmente, a ION executa obras de macrodrenagem da Bacia A, entre o restaurante Chalé e o Cemitério de São Francisco, especialmente nos cruzamentos de sete ruas com a Avenida Prefeito Silvio Picanço, visando ampliar ainda mais a área livre de alagamentos.


Nessa etapa, após a conclusão dos serviços da concessionária de água e da instalação das galerias, as equipes iniciaram a armação da laje de cobertura sobre as estruturas de drenagem, com previsão de concretagem para o início da próxima semana. Na sequência, serão realizados os preparos da base e a pavimentação da via.


Paralelamente, avançam os trabalhos de requalificação das calçadas, meios-fios, bocas de lobo e sarjetas.


O projeto de macrodrenagem em Charitas prevê a substituição do sistema atual, considerado insuficiente para atender à demanda da região. Serão implantadas galerias de águas pluviais retangulares e circulares, dimensionadas conforme critérios técnicos para mitigar os alagamentos. O deságue será direcionado para a Baía de Guanabara.


As intervenções incluem a instalação de galerias pluviais, drenagem moderna, pavimentação e requalificação de calçadas. O investimento total nas obras da Bacia A é de R$ 13,4 milhões, somando-se aos R$ 7,1 milhões investidos anteriormente na Bacia B.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

 
 
 
cvv.jpg
banner niteroi NQS arte-3 parque 300x250px 04 07 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page