top of page

Forças de segurança devolvem piscina para moradores da Maré

O Governo do Estado deu início, nesta terça-feira (10/10), à segunda etapa da Operação Maré. Os agentes das forças estaduais de segurança estão atuando em oito comunidades do complexo de favelas – Tijolinho, Timbau, Baixa do Sapateiro, Fogo Cruzado, Salsa e Merengue, Vila do Pinheiro, Vila do João e Conjunto Esperança -, além da Cidade de Deus. Na ação de hoje, a piscina de um complexo esportivo na Vila do Pinheiro, que vinha sendo usada por traficantes, foi devolvida à comunidade.

Divulgação / Governo do Estado do Rio

A Operação Maré conta com a mobilização de mil agentes das forças estaduais de segurança e é a maior já realizada com uso de tecnologia, aliada à inteligência e investigação. Equipamentos como drones com câmeras que fazem mapeamento de áreas em 3D e uma câmera com zoom de longo alcance são utilizados e têm capacidade de reconhecimento facial e identificação de placas de veículos. O primeiro dia de incursão já resultou em um prejuízo de pelo menos R$ 15 milhões às facções criminosas.


Toda a ação está sendo acompanhada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para onde são enviadas as imagens dos drones e das câmeras operacionais portáteis utilizadas pelos policiais. Os secretários de Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho Pires, de Polícia Civil, José Renato Torres, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Edu Guimarães, também contaram com uma mesa interativa que monitora em tempo real o posicionamento dos agentes nos territórios.


"O investimento em tecnologia feito pelo Governo do Estado, em sintonia com o trabalho integrado das polícias, está sendo responsável pelo resultado positivo dessa operação. Através da tecnologia, conseguimos identificar os locais de acesso e as barricadas", destacou o secretário de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.


O secretário de Polícia Civil, José Renato Torres, enfatizou a retomada de um espaço público para os moradores da Maré:


"Devolvemos o complexo esportivo para os seus verdadeiros donos, que são as famílias, as crianças da comunidade. Esse espaço de lazer não pertence aos criminosos", afirmou.


Além do aparato tecnológico, aeronaves e blindados das polícias Militar e Civil apoiam a ação. Neste segundo dia, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) seguirá bloqueando sinais de celulares nos presídios, assim como fará uma nova varredura para encontrar esconderijos improvisados por presos para ocultar aparelhos celulares e outros itens ilícitos dentro das celas.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page