top of page
banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 780x90px 3 7 25.jpg

Físico brasileiro destaca fonte nuclear na segurança energética do BRICS

A energia nuclear desempenha um papel central para os países do BRICS, pois garante segurança energética de longo prazo às nações do grupo. Em entrevista exclusiva à TV BRICS, Júlio de Oliveira Júnior, físico e pesquisador brasileiro na área de tecnologias nucleares, comentou o tema.

TV BRICS
TV BRICS

Segundo ele, a energia nuclear permitirá aos países do BRICS não apenas reduzir as emissões de dióxido de carbono, mas também criar uma base energética estável para o desenvolvimento tecnológico.


"[...] Na Rússia, boa parte da matriz energética é composta por energia nuclear; na China também há avanços nesse campo, e acredito que os demais países do BRICS devam seguir esse exemplo. A Índia está expandindo ativamente sua matriz nuclear, e penso que isso seria benéfico para o Brasil e também para a África do Sul, onde a produção de energia nuclear ainda é pequena", destacou o especialista.


Ele chama a atenção para as novas tecnologias, como os microrreatores e os pequenos reatores modulares. Esses reatores, como ele aponta, podem fornecer energia até mesmo a regiões isoladas, com vantagens em relação às opções tradicionais, por serem mais limpas e seguras.


Outro ponto levantado foi os intercâmbios educacionais e científicos dentro do BRICS, além da cooperação com a América Latina e o Caribe. Para ele, esses programas oferecem a oportunidade de compartilhar conhecimento e desenvolver novas abordagens para enfrentar desafios globais.


Essas iniciativas permitem que os participantes conheçam métodos reais de solução de desafios comuns, troquem experiências e encontrem novas ideias para o avanço da ciência e da energia.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

 
 
 
banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 300x250px 3 7 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page