'Game' aproxima moradores do patrimônio cultural de Niterói
Quem nunca jogou ‘Pokémon Go’ pelo menos já ouviu falar neste famoso joguinho, que interage com o mundo real a partir da caça às criaturas ficcionais, com um aplicativo de celular. O mundo moderno sugere inovações, que envolvem realidade e ficção, por meio da tecnologia. E, por isso, a Cultura Niterói adere ao novo projeto “Salvaguarda Digital: Passaporte Ingá-Boa Viagem”, que tem a proposta de focalizar o desenvolvimento de um game capaz de mudar a forma como as pessoas se relacionam com os patrimônios culturais da cidade e seus territórios, sugerindo circuitos de visitação e interações por meio de realidade aumentada.

Ingressando neste passaporte, estão o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o Museu do Ingá e o Solar do Jambeiro, que fazem parte do circuito pela proximidade entre eles. O primeiro, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, abriga a Coleção João Sattamini e recebe importantes exposições e eventos. É considerado um dos principais equipamentos culturais do país, com projeção internacional, além de ser um dos cartões-postais de Niterói; o Museu Janete Costa de Arte Popular, abrigado num casarão do século XIX, apresenta um rico acervo, exposições e programações que trazem a importância da Arte Popular.
Janete Costa, uma das maiores pesquisadoras e especialistas em arte popular, viveu parte de sua vida, em Niterói; e o Solar do Jambeiro, antigo Palacete Bartholdy, construído em 1872, é tombado pelo IPHAN, desde 1974, e abriga a Coleção Campofiorito, além de promover atividades culturais diversas.
“Nós, do Mac, estamos muito animados com a criação do jogo e das possibilidades que ele nos dá. Um projeto que pensa o turismo cultural da cidade a partir do museu e abre um diálogo com as tecnologias, atraindo também um novo público jovem para o espaço”, explica Victor De Wolf, Diretor do MAC Niterói.
