top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Gilmar Mendes acusa chanceler brasileiro de divulgar fakenews


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acusou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, de divulgar fakenews, ao discutirem em uma rede social sobre o papel do governo federal no combate à pandemia.

Chanceler do governo Bolsonaro, Araújo publicou na quarta-feira (10) mensagem em inglês criticando uma reportagem do canal de TV norte-americano CNN sobre a situação da pandemia no Brasil, principalmente na parte em que dois comentaristas da emissora falam que "o presidente [Jair Bolsonaro] tem o poder de fazer 'lockdown' mas escolhe não fazer isso".

"A CNN entendeu tudo errado sobre Brasil e Covid", disse Ernesto Araújo na rede social, e continuou, em inglês: "Depois de decisão da Suprema Corte de abril de 2020, governadores - não o presidente - têm, na prática, toda a autoridade para estabelecer e administrar todas as medidas de distanciamento social."

Foi aí que entrou o ministro do STF, pela mesma rede social e também em inglês, dizendo que a afirmação feita pelo ministro das Relações Exteriores sobre a decisão do STF era uma “fake news”, ou seja, informação falsa.

"FAKE NEWS! Aqui está o fato real: a Suprema Corte brasileira decidiu que as administrações federal, estaduais e municipais têm a autoridade para adotar medidas de distanciamento social. Todos os níveis de governo são responsáveis pelo desastre que estamos enfrentando", afirmou Gilmar Mendes.

A discussão foi por causa da decisão tomada pelo STF em abril de 2020, determinando que governadores e prefeitos, além do presidente da República, têm competência para determinar regras de isolamento, quarentena e restrição de transporte e trânsito em rodovias em razão da epidemia do coronavírus.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page