GM e PM impedem rolezinho no Largo da Batalha
- Mehane Albuquerque
- 18 de abr.
- 2 min de leitura
Na madrugada desta sexta-feira (18/4), uma operação conjunta da Guarda Municipal de Niterói e da Polícia Militar dispersou um grupo de motociclistas que estava no Largo da Batalha, em Niterói, se preparando para uma ação conhecida como rolezinho. O monitoramento dos plantonistas do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) mostrou 12 motos perto do Maceió, na região de Pendotiba, facilitando a mobilização dos agentes.

O secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, destacou o uso da tecnologia para auxiliar nos cercos que são montados na cidade e a integração das forças policiais com os agentes da Seop e a Guarda Municipal.
“Estamos trabalhando com tecnologia, integração e planejamento. A equipe do CISP vem monitorando os grupos de motos. Quando as motocicletas são detectadas entrando ou circulando na cidade em grupo, acionamos todas as equipes e montamos o cerco. Vamos continuar pressionando e mostrando que esse tipo de irregularidade não vai ter vez em Niterói. Esse trabalho só é possível por conta da integração das forças de segurança”, explicou o secretário.
Após serem dispersados no Largo da Batalha, alguns motociclistas passaram pelo Centro de Niterói, sem causar muitos transtornos graças à intervenção das forças de segurança. Um dos motociclistas se acidentou e foi levado para o Hospital Azevedo Lima, no Fonseca, e outro foi detido pelos agentes e levado para a 76ª DP (Niterói).
Cerco em pontos estratégicos

Na madrugada anterior (quinta-feira, 17/4), as forças de segurança impediram a entrada de motociclistas de um “rolezinho” organizado por meio das redes sociais com ponto de partida em cidades vizinhas. A operação fez parte da força-tarefa integrada entre a Prefeitura, a Polícia Militar (4º CPA/12º BPM), a Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a NitTrans.
Orientadas pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), as equipes de segurança montaram cercos em pontos estratégicos da cidade, com base no monitoramento em tempo real dos grupos envolvidos. A ação impediu a entrada de motociclistas e garantiu a ordem pública em todas as frentes de atuação.
A operação seguiu até as 5h da manhã e demonstrou a eficácia da atuação conjunta dos órgãos de segurança.
“Estamos trabalhando com tecnologia, integração e planejamento. Ativamos o cerco tático assim que as motos foram detectadas entrando na cidade ou combinando rotas pelas redes sociais — o que foi monitorado pela inteligência do Cisp. Essas ações permitem uma resposta rápida. O resultado foi muito positivo. E não vamos parar”, destacou o coronel Gilson Chagas, secretário de Ordem Pública de Niterói.
A força-tarefa é parte de uma série de operações que vêm sendo realizadas há mais de um mês para coibir práticas ilegais e garantir a ordem pública no município. O monitoramento contínuo do Cisp, aliado à atuação coordenada das forças de segurança, tem sido fundamental para o sucesso dessas ações.
Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Comentarios