top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Prefeitos devem se reunir para decidir sobre partilha de royalties


O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou nesta sexta-feira, 25, durante almoço com jornalistas, que pretende convidar os prefeitos de São Gonçalo, Magé e Guapimirim para uma reunião após o feriado de 1º de maio com o objetivo de chegarem a um consenso sobre a possibilidade de uma participação nos recursos dos royalties do petróleo que venha a beneficiar esses municípios. Embora não esteja disposto a participar de uma audiência de conciliação para tratar do recurso impetrado por São Gonçalo junto ao Superior Tribunal Federal, Rodrigo disse concordar em ceder até R$ 350 milhões dos royalties para a criação de um fundo de desenvolvimento regional.


A proposta do fundo, que tramita na Câmara Federal, foi apresentada no projeto de lei 4504/2023, de autoria do deputado gonçalense Dimas Gadelha (PT), e prevê a criação de um comitê gestor composto por rerpesentantes dos poderes executivo e legislativo das cidades participantes. Os recursos aportados seriam aplicados em áreas essenciais, como saúde, educação, transporte e segurança pública, com auditoria do IBGE e da Agência Nacional do Petróleo.


"Hoje falei dessa legislação em tramitação com o Eduardo (Eduardo Paes, prefeito do Rio). Ele não sabia. Vamos colocar todos os prefeitos na mesa depois do 1º de maio para conversar", disse Rodrigo, que tenta articular a negociação com os vizinhos e que participou, na manhã dessa sexta-feira, junto com o prefeito carioca, da apresentação da logomarca da candidatura do Rio e de Niterói para sediarem conjuntamente os Jogos Pan-Americanos de 2031.


São Gonçalo deu entrada com um recurso no STF para tentar reverter a decisão unânime do Superior Tribunal de Justiça, anulando uma liminar concedida por juízo de primeira instância que redistribuía recursos de royalties recebidos por Niterói, Maricá e Rio de Janeiro, gerando uma participação de R$ 500 milhões a favor dos gonçalenses. Mesmo sem reconhecer o direito de São Gonçalo, o ministro Luís Roberto Barroso ofereceu às partes a possibilidade de uma audiência de conciliação, desde que todos aceitassem participar. Eduardo Paes chegou a concordar com a audiência, mas Rodrigo Neves não.


"A Procuradoria de Niterói já deu parecer contrário a essa revisão, com base na Constituição federal e no marco regulatório do petróleo. Meu dever é cumprir a Constituição. Porém, não podemos fechar os olhos para as necessidades dos vizinhos. Acho que a forma legal de ajudarmos São Gonçalo seria através da criação desse fundo de desenvolvimento regional, com o qual estou de acordo", afirmou Rodrigo.


O prefeito de Niterói, no entanto, repudiou os ataques sofridos pelo município por não concordar com uma redistribuição dos royalties que ele considera ilegal:


"Não vou deixar que se crie uma ideia que não reflete a generosidade do povo de Niterói", retrucou Rodrigo, lembrando que, entre os atendimentos do hospital municipal infantil Getulinho e do restaurante popular reaberto e mantido pela prefeitura, 50% são de pessoas que chegam dos municípios vizinhos.

banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page