top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Gonzáles falta a audiência no Supremo da Venezuela para questionar eleição

Por Lorenzo Santiago,


Caracas - O principal candidato da oposição venezuelana, que vem alegando que houve fraude nas eleições presidenciais do último domingo, faltou nesta sexta-feira (2) em reunião no Tribunal Supremo de Justiça do  país. A seção da mais alta corte do Judiciário venezuelano era oportunidade para a apresentação de provas, na abertura das investigações sobre o resultado do pleito. 

A investigação foi provocada por um recurso apresentado por Nicolás Maduro, candidato declarado reeleito pelo Conselho Nacional Eleitoral. 



ree
Maduro (foto) e os outros oito candidatos de oposição compareceram e pediram rapidez na investigação sobre resultado do pleito / Foto: Presidência da República da Venezuela

A medida é ferramenta para pedir à Justiça o cumprimento da Constituição em determinada situação. Ou seja, é um instrumento para questionar ações ou omissões de qualquer um dos Poderes. Neste caso, o pedido é para que a Sala Eleitoral da Corte investigue os ataques “o mais rápido possível”. 

O único dos candidatos que disputaram a eleição que que não participou foi González. Além de Maduro, os outros 8 candidatos da oposição participaram. Todos eles pediram celeridade na divulgação dos resultados e falaram sobre a importância de que sejam apresentadas as atas eleitorais. 

"Houve muita lentidão. Nós assinamos um acordo para respeitar os resultados e confiamos no árbitro. Mas o CNE demorou muito para mostrar as atas. É necessário que se esclareça o mais rápido possível para tirar esse manto de opacidade que levou a enfrentamentos e violência", disse Javier Bertucci, pastor evangélico e deputado pelo partido El Cambio.

O sistema eleitoral do país ainda não divulgou o resultado segmentado das mesas eleitorais da Venezuela por um suposto ataque cibernético contra o sistema do Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Maduro também disse que esse “ataque hacker” precisa ser investigado.

O CNE tem um período de 30 dias para publicar o resultado completo das eleições no Diário Oficial. As atas, no entanto, não são publicadas.

Nicolás Maduro também falou e disse que os 5 Poderes constitucionais da Venezuela estão constituídos, mas que precisam ser aperfeiçoados. Ele voltou a criticar Edmundo González Urrutia por não assinar um acordo para reconhecer os resultados e não participar da reunião na Justiça.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page