Sine chega para dar mais acesso ao trabalho em Niterói


O prefeito Axel Grael falou da geração de empregos na retomada econômica / Douglas Macedo

Niterói acaba de ganhar uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que vai funcionar no Núcleo de Atendimento ao Empreendedor (NAE) da prefeitura, na Avenida Feliciano Sodré nº 43, no Centro. O posto foi inaugurado nesta quinta-feira, 25/2, com a presença do governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, e do prefeito de Niterói, Axel Grael. Na ocasião, eles assinaram o acordo de cooperação para funcionamento do órgão, que será gerido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Niterói.


O evento contou ainda com a participação do vice-prefeito, Paulo Bagueira, dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Américo Diniz, Fazenda, Marília Ortiz, Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Bennedeti, Administração, Luiz Vieira, Obras, Vicente Temperini, da primeira dama do estado, Analine Castro, e do coordenador municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Brizola Neto.


O novo posto do Sine irá atender trabalhadores da cidade e de municípios vizinhos, como São Gonçalo e Itaboraí. Já no momento da inauguração, cinco trabalhadores em busca de oportunidade receberam carta de encaminhamento para entrevista de emprego. O sistema oferece serviços como captação de vagas, intermediação de mão-de-obra, habilitação ao seguro-desemprego e carteira de trabalho. A parceria da Prefeitura de Niterói com o Governo do Estado busca otimizar o acesso ao trabalho, orientar os trabalhadores e adequar a demanda do mercado e da força de trabalho à capacitação.


“Essa parceria é mais uma das ações de governo para conseguirmos tirar o estado do Rio dessa situação difícil. Temos aqui em Niterói uma Prefeitura organizada, que soube organizar os seus recursos. Vocês aqui estão de parabéns por essa gestão responsável. Temos que trabalhar para o desenvolvimento econômico do nosso estado, na geração de riqueza, de emprego e renda”, observou o governador Cláudio Castro.


O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância de somar esforços para criar novas oportunidades de trabalho e alavancar a retomada econômica.


“O NAE é um equipamento público recente, implantado pela Prefeitura de Niterói, e que agora ganha uma dimensão muito maior com a chegada do Sine. Com essa parceria, vamos fazer com que essas pessoas que estão buscando emprego possam ter mais oportunidades. Parabenizo e agradeço o esforço do governo do estado na realização de parcerias para que possamos avançar. A Prefeitura está trabalhando para proteger empregos em Niterói e, com a abertura do Sine, a cidade avançará ainda mais nesta área”, afirmou.


Axel Grael lembrou que, para superar as dificuldades provocadas pela pandemia do coronavírus, Niterói está apoiando, desde abril de 2020, cerca de 50 mil famílias através de programas como o Renda Básica Temporária. Além disso, em programas como o Empresa Cidadã, Niterói Supera e Supera Mais, o município está auxiliando as micro e pequenas empresas da cidade para que elas possam manter seus postos de trabalho e enfrentar esse período.


Para o Coordenador de Trabalho e Renda de Niterói, Brizola Neto, a chegada do posto em Niterói é muito bem-vinda neste momento.


"Estamos vivendo a maior crise de desemprego da história do país. O Sine vem para ajudar na articulação de políticas públicas que irão melhorar a empregabilidade em toda a região, não só apenas na cidade", frisou.


NAE


O NAE tem a missão de fortalecer os negócios locais para a retomada econômica pós pandemia na cidade. A Prefeitura de Niterói está disponibilizando o espaço para empreendedores do município, que podem utilizá-lo como um ambiente inspirador e colaborativo para quem quer desenvolver, aprimorar ou iniciar negócios. Além do coworking, o local também está abrigando a Casa do Artesão.


Funcionando na Avenida Feliciano Sodré, 43, no Centro, o casarão já abrigou uma unidade do Ministério da Agricultura e foi todo reformado pela Prefeitura para criar uma atmosfera que leve os empreendedores a promoverem iniciativas que possam contribuir para o crescimento do seu negócio, alavancando vendas, ou mesmo para aqueles que pretendem iniciar sua empresa e não sabem como agir.


Conta com três salas de reunião, espaço de coworking para até 20 micro e pequenos empresários, sala de atendimento, espaço de convivência, auditório/sala de treinamento com capacidade até 80 empreendedores, além de um laboratório para desenvolvimento de startups.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle