top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Governadores reagem à ação de Bolsonaro contra isolamento


ree
(Fotos Públicas)

Governadores da Bahia, Rui Costa (PT), do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reagiram à ação do presidente Jair Bolsonaro para impedir isolamento nos estados.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, realizada na quinta-feira (18), Bolsonaro disse que o governo tinha entrado com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar as medidas de isolamento aplicadas pelos governadores.

A ação menciona os estados da Bahia e Rio Grande do Sul e o Distrito Federal, que impuseram novas restrições à circulação e ao comércio devido à lotação de hospitais por casos da Covid-19.

Bolsonaro disse que as medidas eram "abusos" e que os governadores tinham imposto um "estado de sítio".

Nesta sexta-feira (18), o governador baiano disse que, com a ação, Bolsonaro "mostra a sua desumanidade, frieza, falta de empatia com a vida humana e demonstra ser, mais uma vez, um grande aliado do vírus e da morte".

"Ele não cansa de dar demonstrações de desprezo pelo próximo", disse Costa em entrevista à TV Aratu.

O governador baiano informou que determinou à Procuradoria-Geral do Estado uma "atuação conjunta com o Rio Grande do Sul em resposta à ação do presidente".

​O governador do Rio Grande do Sul, por sua vez, criticou o atraso na compra de vacinas pelo presidente, e afirmou que seu interesse não é o "confronto", mas "salvar vidas e superar esse grave momento".

Já o governador ​Ibaneis Rocha decidiu prorrogar por mais uma semana as medidas que terminariam na segunda-feira, dia 22. O novo decreto foi publicado nesta sexta-feira em edição extra do Diário Oficial. Em entrevista para a CNN Brasil, Ibaneis afirmou que a ação de Bolsonaro não tinha sentido, pois "os decretos não têm nada de inconstitucionais e foram editados dentro da competência a mim estabelecida na própria constituição e na lei".

No ano passado, o STF decidiu que prefeitos e governadores têm autonomia e poder para implementar medidas de combate à disseminação do coronavírus.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page