Governo da Venezuela anuncia libertação de um grupo de presos
- Da Redação
- há 20 minutos
- 2 min de leitura

O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, anunciou nesta quinta-feira (8), que o governo venezuelano decidiu libertar um número considerável de cidadãos venezuelanos e estrangeiros que estavam presos no país sul-americano.
Segundo Rodríguez, a decisão é um "gesto unilateral" e faz parte de uma estratégia para consolidar a convivência pacífica e busca fortalecer a união nacional contra as agressões externas sofridas recentemente, independentemente das filiações políticas, sociais ou religiosas dos envolvidos.
"O governo bolivariano, junto com as instituições do Estado, decidiu colocar em liberdade um número importante de pessoas venezuelanas e estrangeiras. Esses processos de soltura está ocorrendo desde este momento. Considere-se esse gesto do governo bolivariano de ampla intenção de busca pela paz", disse Rodríguez, que é irmão da presidenta interina Delcy Rodríguez.
O presidente da Assembleia Nacional enfatizou que essa medida não é resultado de diálogos com setores extremistas, apenas com instituições e partidos que respeitam a Constituição Bolivariana.
Esta iniciativa está alinhada com a posição da presidente interina, que reafirmou o compromisso de "unidade nacional para que a Venezuela, neste momento complexo, nestes tempos perigosos, caminhe rumo a um futuro de desenvolvimento, paz e tranquilidade, em soberania, para garantir o futuro das nossas próximas gerações”.
A presidente afirmou que, dada a complexa situação política decorrente da agressão militar de 3 de janeiro e do sequestro do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores, a coesão entre os venezuelanos é o único caminho para avançar rumo a um futuro de desenvolvimento, tranquilidade e defesa da soberania nacional.
Jorge Rodríguez informou que os nomes dos beneficiados por esta medida serão divulgados pelas autoridades competentes nas próximas horas, após a conclusão dos protocolos administrativos de cada caso.
Ele também expressou sua gratidão à comunidade internacional e às figuras que mediaram a busca pela estabilidade no país. Em seu discurso, destacou o trabalho do ex-presidente espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e do governo do Catar.
Rodríguez também fez menção especial às instituições venezuelanas que atenderam ao apelo da presidente interina, Delcy Rodríguez.
Com informações da Telesur






