top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Governo federal confirma importação de vacina da Índia


ree
(Reprodução)

O governo federal, através dos ministérios das Relações Exteriores e da Saúde, confirmou nesta terça-feira (5) a importação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford produzidas na Índia.

Na última segunda-feira (4), o Instituto Serum, responsável por fornecer as doses da vacina, havia comunicado que o governo indiano não permitiria a exportação do imunizante produzido no país.

"Está confirmada a importação de 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford produzidas na Índia, com data provável de entrega a partir de meados do corrente mês de janeiro", comunicou o governo. Na nota conjunta, os ministérios afirmam que "não há qualquer tipo de proibição oficial do governo da Índia para exportação de doses de vacina contra o novo coronavírus produzidas por farmacêuticas indianas".

No domingo (3), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) havia anunciado que compraria vacinas do Instituto Serum, da Índia. No entanto, houve uma reviravolta na segunda-feira (4) após o governo indiano afirmar que não liberaria a exportação da vacina contra a Covid-19 produzida na Índia, alegando que as exportações seriam barradas até que a população mais vulnerável do país seja imunizada.

Com isso, o Itamaraty entrou em contato com o governo da Índia para possibilitar a entrega das doses prontas do instituto Serum.

Uma nota emitida na manhã desta terça-feira (5) pelo presidente do Instituto Serum atribuiu a controvérsia a uma "confusão", garantindo que "a exportação de vacinas está permitida para todos os países".

A Fiocruz é o fabricante brasileiro da vacina de Oxford, ainda em fase final de testes e trâmites burocráticos. A importação, pela Fiocruz, foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda não há autorização para aplicação na população.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page